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ZF tem portfólio completo para a descarbonização do transporte rodoviário, do híbrido ao totalmente elétrico

A descarbonização vai além do trem-de-força com tecnologias para reboques, com tomada de força também em foco

A ZF continua a liderar a investida em direção ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tornar os veículos comerciais mais sustentáveis. À medida que a indústria passa por sua maior transformação desde a invenção do motor à combustão interna, a ZF continuará a definir o ritmo da inovação respondendo ativamente às necessidades dos clientes com um portfólio full-flex. A empresa se apresentará com este foco durante o IAA Transportation deste ano em Hanover, Alemanha, de 17 a 22 de setembro.

Como o maior fornecedor de componentes e sistemas do mundo com o mais amplo portfólio para a indústria de veículos comerciais, a ZF está bem-posicionada para fornecer a expertise técnica, flexibilidade de produção e transferência de tecnologia entre divisões necessárias para fornecer soluções econômicas. A ZF prevê que a demanda do cliente por mobilidade elétrica crescerá nos próximos anos.

 

Tecnologias híbridas - A ZF está investindo em tecnologias de transmissão híbrida como uma solução rápida para reduzir as emissões de veículos comerciais. A mais recente variante da ZF de sua bem-sucedida transmissão TraXon 2, a TraXon 2 Hybrid, é um novo conceito que efetivamente permite que as montadoras incorporem a tecnologia híbrida em suas plataformas de design existentes com esforço e complexidade reduzidos. O sistema facilita a mobilidade limpa, segura e eficiente, ao mesmo tempo em que traz benefícios de custo total de propriedade (TCO).

As tecnologias híbridas oferecem um potencial significativo de redução de emissões, ao mesmo tempo em que retêm muitas das vantagens em termos de alcance e capacidades de reabastecimento. Com sua vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias híbridas para carros de passeio, a ZF é capaz de alavancar suas capacidades técnicas e industriais para desenvolver soluções híbridas viáveis e com alto custo-benefício.

 

Tecnologias de emissão zero: Kit de mobilidade elétrica da ZF - A família de acionamentos elétricos de última geração da ZF fornece todos os elementos que as montadoras precisam para eletrificar seus veículos. O kit de E-Mobility da ZF emprega uma abordagem modular exclusiva, integrando componentes perfeitamente para criar um sistema compacto, leve e potente. O desenvolvimento interno da ZF de componentes essenciais, que inclui inversores, motores elétricos, transmissões, atuadores elétricos e unidades de controle eletrônico, incluindo software, permite que eles adaptem soluções de acionamento elétrico às especificações exclusivas de montadoras em várias aplicações de veículos.

Atendendo a uma ampla gama de requisitos do cliente, o kit da ZF inclui uma plataforma de transmissão central – a CeTrax 2 dual e a CeTrax 2 – que pode ser aplicada no mesmo espaço de uma transmissão convencional, bem como uma plataforma de transmissão por eixo – a AxTrax 2 dual e a AxTrax 2 – que fica mais próxima das rodas, proporcionando maior flexibilidade de design.

As montadoras têm a flexibilidade de usar sistemas e-drive completos da ZF ou integrar componentes, software ou subsistemas individuais. Essa versatilidade facilita uma transição suave para a mobilidade elétrica, oferecendo soluções de acionamento elétrico que podem ser facilmente integradas em plataformas de veículos existentes ou fornecer flexibilidade de design adicional para atender a várias aplicações.

Plataforma de mobilidade elétrica modular e de tecnologia aberta: a ZF eletrifica uma ampla gama de aplicações de veículos comerciais, oferecendo diferentes soluções para veículos elétricos a bateria ou células de combustível.

Plataforma de mobilidade elétrica modular e de tecnologia aberta: a ZF eletrifica uma ampla gama de aplicações de veículos comerciais, oferecendo diferentes soluções para veículos elétricos a bateria ou células de combustível.

 

Reboques eletrificados - O reboquedesempenhará um papel cada vez mais significativo para ajudar a descarbonizar o transporte rodoviário de carga, seja ele transportado por um caminhão à combustão ou elétrico. O conceito de reboque elétrico da ZF, que integra seu AxTrax 2 e-Axle desenvolvido internamente junto com seu EBS - Electronic Braking System (Sistema de Freios Eletrônicos) e do sistema de bateria instalados em um trailer, efetivamente converte um caminhão movido à combustão em um híbrido. No caso de um veículo elétrico, o conceito de trailer elétrico efetivamente estende a autonomia do veículo.

Quando puxado por um caminhão à combustão, a tecnologia pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 16% por meio da recuperação, enquanto até 40% com a solução híbrida plug-in. O conceito é possível graças ao desenvolvimento do mais recente eixo de tração eletrificado da ZF, o AxTrax 2, que foi originalmente projetado para caminhões, ônibus e ônibus de turismo. Integrar suas tecnologias de e-mobilidade, como o AxTrax 2, combinadas com a expertise líder da ZF em sistemas de controle de frenagem, demonstra como a ZF aplica suas capacidades de transferência técnica para atender a uma ampla gama de aplicações de forma eficaz.

 

eWorX - A ZF também se destaca no domínio de soluções de tomada de força eletrificada (ePTO). O eWorX da ZF integra componentes incluindo um motor elétrico de 50 kW, inversor e unidade de controle eletrônico com software específico para a aplicação. O eWorX alimenta uma variedade de equipamentos incluindo elevadores de gancho, carregadores de caçamba ou guindastes de carga instalados em veículos comerciais elétricos. Desenvolvido em estreita colaboração com montadoras e implementadoras, o conceito está se mostrando altamente bem-sucedido com a demanda por produtos eWorX esperada para dobrar nos próximos anos.

A versão mais recente do eWorX da ZF é integrada ao chassi do veículo e usa o sistema de resfriamento do caminhão. O design inovador reduz o espaço de instalação e permite que o sistema seja adotado em uma gama mais ampla de aplicações em veículos. Além disso, a ZF apresentará em breve uma próxima geração à família ZF eWorX com um acionamento de 70 kW, 800 V, com capacidade de segurança cibernética para soluções de tomada de força elétrica, bem como um dispositivo de E/S (entrada e saída) multifuncional e bidirecional para alimentar aplicações em veículos comerciais eletrificados.

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ZF

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente a montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica, propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste.

Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de 46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países.

O portfólio líder da ZF para o mercado de reposição e soluções de frota baseia-se em suas fortes marcas Lemförder, Sachs, TRW e WABCO. Uma ampla oferta de produtos e serviços, soluções avançadas de conectividade para gestão da mobilidade digital e uma rede global de serviços apoiam e aprimoram o desempenho e a eficiência de todos os tipos de veículos ao longo do seu ciclo de vida. A ZF Aftermarket impulsiona a Próxima Geração do Mercado de Reposição e é o parceiro ideal de frotistas e clientes em todo o mundo.


   MM Editorial

Recuperação de mercado se consolida nas duas linhas de implementos rodoviários

Reboques e Semirreboques apresentam crescimento de 3,84%; Carroceria sobre chassi registra curva positiva de 7,09%; Total apurado em oito meses de 2024 representa 5,18% de aumento sobre igual período de 2023

A recuperação do mercado de implementos rodoviários está se consolidando. As duas linhas de implementos rodoviários – Pesada e Leve – apresentam crescimento constante no volume de emplacamentos desde o início do ano. A exceção foi o mês de maio afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

“O que observamos é um movimento constante e positivo nos negócios do setor em 2024, reflexo da capacidade de nosso País em superar grandes dificuldades”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

O executivo lembra que em novembro, com a realização da Fenatran, os volumes de vendas do setor poderão ficar mais aquecidos. “Historicamente a Fenatran é o polo agregador de negócios da indústria de implementos rodoviários, em particular; e para todo o setor de transporte de cargas, em geral. Portanto, é natural estarmos todos com expectativas positivas para o evento”, conclui.

 

Segmentos - De janeiro a agosto desse ano, o segmento Pesado registrou variação positiva de 3,84%. Em oito meses de 2024 foram emplacados 60.199 produtos ante 57.973 em igual período do ano passado.

No segmento Leve o crescimento apresentado de janeiro a agosto de 2024 foi de 7,09%. No período foram comercializados 43.721 produtos enquanto que de janeiro a agosto de 2023 foram vendidas 40.825 unidades.

 EMPLACAMANTO DO SETOR - JANEIRO A AGOSTO DE 2024

anfir ago24

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 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10

Tipo comum teve incremento de 0,99%, enquanto o S-10 avançou 0,16% e chegou a R$ 6,18

De acordo com o mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o valor médio do diesel comum manteve a tendência de alta registrada em julho e encerrou agosto com incremento de 0,99% no comparativo com o mês anterior, alcançando a média nacional de R$ 6,10. Ainda que em percentual menor, o tipo S-10 do combustível também aumentou no período, em 0,16%, o que elevou seu preço médio a R$ 6,18.

“É o segundo mês consecutivo em que o preço do diesel comum se mantém acima de R$ 6. Se compararmos com o valor registrado em junho, último mês em que a média esteve abaixo desse valor, a R$ 5,98, o incremento já alcança 2%”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

Na análise regional, o Sul se destacou com os menores preços para os dois tipos de diesel: R$ 5,92 o comum (apesar de um aumento de 0,17% no período) e R$ 5,97 o S-10 (após queda de 0,17%). Já o Norte foi a região com as maiores médias, sendo o diesel comum encontrado nos postos a R$ 6,70 e o S-10 R$ 6,59, mesmo após recuo de 0,15% . A maior alta no preço médio do diesel comum aconteceu no Sudeste, de 0,84%, enquanto no Norte foi registrado o maior aumento para o S-10, de 0,61%.

Na avaliação por Estado, o IPTL mostrou que os maiores preços médios para os dois tipos de diesel foram registrados no Amapá: R$ 7,39 o comum, após alta de 0,27%; e R$ 7,46 o S-10, como resultado de um incremento de 0,13%. Já o Paraná foi o Estado com as menores médias também para os dois combustíveis: R$ 5,90 o diesel comum, mesmo com uma alta de 0,34% observada no período; e R$ 5,94 o S-10, após queda de 0,34%.

O índice revelou que a maior alta, de 3,95%, para o diesel comum aconteceu no Amazonas, onde o combustível foi encontrado a R$ 6,32, e o maior recuo, de 4,59%, foi registrado em Sergipe, com  o valor médio de R$ 6,65. O S-10, por sua vez, teve seu maior aumento, de 1,97%, em Roraima, levando o litro  a um preço médio de R$ 6,73; e a maior queda, de 0,80%, ocorreu na Bahia, resultando em uma média de R$ 6,21.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. 

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


RPMA Comunicação

ComLink completa 25 anos

Nesse período foram desenvolvidos mais de 1.500 projetos; Engenharia compartilhada é responsável por apresentar aos clientes soluções exclusivas e de menor custo

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, de Caxias do Sul (RS), comemora 25 anos de mercado em setembro e registra a marca de mais de 1.500 projetos desenvolvidos para seus clientes. “Isso dá uma média de cinco projetos por mês o que mostra nosso compromisso de entender e atender o cliente propondo soluções exclusivas”, explica Marcio Slomp, diretor Geral.

A empresa atua nos segmentos agrícola, rodoviário, construção, mineração e de máquinas em geral. A ComLink desenvolve produtos, como o inclinômetro, e projetos de automação industrial para as mais variadas aplicações, além de placas eletrônicas em regime OEM (Original Equipment Manufacturer) para outras empresas, que são produzidas em sua linha de montagem.

Os próximos passos da empresa são a implantação de uma nova linha de produção mais flexível, com maior capacidade de produção e menos impacto ambiental. “São máquinas que permitem processos livres de chumbo e sem necessidade de lavar stencil, com tecnologia inovadora”, diz o diretor que completa: “dessa forma vamos ampliar os segmentos onde atuamos”.

 

Engenharia compartilhada - A ComLink trabalha em estreita colaboração com seus clientes desenvolvendo projetos de maneira a apresentar opções que sejam mais viáveis, eficientes e de custo competitivo. “Com engenharia compartilhada conseguimos obter soluções customizadas porque cada fabricante tem suas especificidades”, conta o executivo.

Outra característica da empresa são as parcerias de longa data. Isso acontece porque a ComLink oferece produtos e soluções exclusivas, mantendo sigilo sobre o desenvolvimento feito com o parceiro. “Operamos com elevado grau de sinergia e troca de conhecimentos sem comprometer os aspectos estratégicos da operação do cliente”, afirma o diretor.

Esse modo de desenvolver projetos é a marca da empresa com seus clientes do Brasil e também do exterior. Soluções surgidas a partir do trabalho de engenharia compartilhada da ComLink com seus clientes já operam na Argentina, EUA e México. “Não à toa a data de fundação da empresa é 20 de setembro, justamente a da revolução Farroupilha, e deve ser também por isso que somos conhecidos por nossas façanhas em nosso campo de atuação”, brinca Slomp. “A inovação está em nosso DNA, é o que nos motiva, nossa equipe vibra a cada produto desenvolvido e a cada cliente encantado por uma solução inovadora” comenta Tales Bolson, gerente Comercial.

 

Patente registrada - O total de projetos em 25 anos chega a mais de 1.500, sendo que alguns se tornaram produtos e outros são soluções, como testes focados para acompanhar o desempenho da linha de produção automotiva. Há também patentes registradas. É o caso do inclinomoto, o inclinômetro com controle remoto integrado ao equipamento, cuja patente é de 2011.

A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink podem ser encontrados em operação na África do Sul, Albânia, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia e Uruguai.

A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink com exportação direta podem ser encontrados em operação na Albânia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia, Uruguai e alguns países do continente Africano.

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comlink

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, está situada em Caxias do Sul (RS), e atua no mercado há 25 anos projetando e fabricando equipamentos eletrônicos e softwares para soluções integradas. A empresa atua nos segmentos de implementos rodoviários, agrícolas, de mineração, construção, máquinas industriais entre outros.

Os produtos da ComLink atendem questões de segurança, praticidade e confiabilidade para os mais diversos tipos de equipamentos como, caçambas basculantes, guindastes, cestos aéreos, dentre outros. Os equipamentos produzidos pela empresa operam com confiabilidade em ambientes agressivos, como minas de extração mineral; e sujeitos a intempéries, como as encontradas nas aplicações agrícolas e no transporte logístico rodoviário.


Argonautas Comunicação

As cinco ferramentas tecnológicas mais importantes para a segurança no transporte

Soluções da Infleet, plataforma de gestão de frotas, otimizam operações de frotistas, primando pelo quesito segurança propriamente dito

À medida que as tecnologias avançam, a gestão de frotas ganha novas ferramentas para otimizar operações e aumentar a segurança. A Infleet, conhecida por suas soluções que reduzem custos e melhoram o gerenciamento de motoristas, destaca as cinco principais ferramentas que têm feito a diferença na segurança no transporte.

“Embora a quantidade de ferramentas possa variar conforme a versão e os módulos contratados, selecionamos as cinco mais comuns e consideradas importantes para a segurança", destaca Victor Vilas Boas Cavalcanti (foto), CEO da Infleet.

Assim, as cinco ferramentas mais importantes para garantir a segurança no transporte são:

  1. Monitoramento em tempo real: Essa solução fornece a localização precisa dos veículos, permitindo acompanhar a posição exata em tempo real e facilitando o monitoramento de rotas e a identificação de desvios. Com a área de cobertura, é possível definir áreas geográficas permitidas e restritas, alertando o gestor em caso de violação. Além disso, o histórico de rotas percorridas ajuda na análise de comportamento e na otimização de trajetos.
  2. Acompanhamento no modo de condução: Esta funcionalidade alerta sobre eventos e ocorrências como excesso de velocidade, frenagens bruscas e acelerações repentinas, auxiliando na prevenção de acidentes. A solução ainda oferece uma pontuação de condutores com base em seu comportamento, permitindo identificar os melhores e os que necessitam de treinamento. Relatórios detalhados sobre o comportamento dos motoristas facilitam a análise e a tomada de decisões.
  3. Manutenção preventiva: Contribuindo para a manutenção preventiva, a ferramenta gerencia ordens de serviço, permitindo programar e acompanhar as manutenções dos veículos, informando inclusive a proximidade do vencimento de revisões, troca de óleo e outros serviços, evitando falhas mecânicas. Fornece um histórico de manutenções, mantendo registro completo de todas as manutenções realizadas em cada veículo, facilitando a gestão e a tomada de decisões.
  4. Gerenciamento de motoristas: Por essa ferramenta, o gestor tem controle automatizado da jornada dos motoristas, garantindo o cumprimento da legislação trabalhista e evitando fadiga ao volante. Também gerencia documentos como CNH e RG por meio de armazenamento digital, facilitando a gestão e a auditoria, e permite a comunicação direta com os motoristas por mensagens e notificações.
  5. Relatórios personalizados: A ferramenta proporciona análise de dados, a partir de relatórios personalizados com diversas informações sobre a frota, como consumo de combustível, distância percorrida, tempo de parada e custos operacionais. Com isso, é decisiva na tomada de decisões estratégicas, como a otimização de rotas, a redução de custos e a melhoria da performance da frota.

O CEO da Infleet ressalta que todas essas soluções e funcionalidades estão em constante evolução, a fim de viabilizar aprimoramento e atendimento a novas demandas e necessidades. “Além disso, novas funcionalidades e integrações com outros sistemas podem ser adicionadas, ampliando ainda mais as possibilidades de monitoramento e gestão da segurança no transporte”, afirma.

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 Engenharia de Comunicação

 

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