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Mercado de aluguel de caminhões representa 30% da produção de implementos

No pico, chegou a representar mais de 40% das encomendas, mas estabilizou em um terço da produção. Falta de linhas de crédito vem impulsionando a locação da frota

O mercado de caminhões de aluguel segue aquecido no Brasil por conta das dificuldades econômicas e as altas taxas de juros que as empresas enfrentam para renovar suas frotas. Por isso, as locadoras de caminhões têm registrado crescimento vigoroso nos últimos anos, já que alugar pode ser uma saída para quem precisa estar com veículos renovados.

A 4TRUCK é uma fabricante de implementos rodoviários, como baús de alumínio, carrocerias e baús lonados (sider), e também tira vantagem da situação. Os caminhões para locação, que são fabricados e entregues sem carrocerias, representam atualmente 30% das encomendas de implementos rodoviários produzidos pela empresa.

Fazem parte da carteira de clientes da 4TRUCK grandes locadoras, como Vamos, LM Frotas, Unidas, Localiza, Armac, Lets e outras. Recentemente, também iniciou parceria com a Addiante (joint venture entre Randon e Gerdau) e Daimler Locações.

Segundo Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK, fatores como a falta de previsibilidade do mercado, o custo alto de investimento, a imobilização dos ativos e a gestão da manutenção da frota são fatores que colocam o transportador para fazer contas e comparar os modelos para aquisição ou locação na hora de renovar ou aumentar a frota. 

“O implemento leve e durável da 4TRUCK contribui bastante no modelo de negócios de locadoras, minimizando as paradas e custos com manutenção, e gerando ganhos como capacidade maior de carga, menor desgaste do veículo, economia de pneus e combustível”, afirma o executivo. 

Na análise de Oliveira, as recentes crises econômicas fizeram com que as frotas de caminhões envelhecessem e as empresas tivessem enorme dificuldade na renovação. Com isso, abriu espaço para a locação de caminhões e essa deve ser a tendência nos próximos anos.

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4TRUCK

Fundada em 2012, a 4TRUCK é uma empresa de soluções sobre rodas para caminhões e caminhonetes da linha sobre chassi. Desenvolve e produz baús de alumínio (carga seca, revestidos e isotérmicos), baús lonados (sider) e carrocerias metálicas para o transporte de cargas, além de projetos customizados para atender necessidades específicas de seus clientes. Possui unidade de serviços para manutenção de frotas multimarcas de equipamentos.

A empresa está sediada numa área de 15.000 m², às margens da Via Dutra (Guarulhos/SP), entre as rodovias Dutra e Ayrton Senna e próxima da Marginal Tietê e Fernão Dias. Tem estrutura fabril completa, projetos e processos otimizados, além de um time experiente e bem treinado.

 Egom PR Agency

Libreparts inaugura box de peças para carretas no Maranhão

Box fica na BR-135, próximo a grandes fabricantes do setor de transporte rodoviário e do Porto do Itaqui (MA); Atendimento da representante Mapasul, parceira da Librelato há 15 anos, abrange estados como Tocantins, Pará e Piauí 

A Libreparts acaba de inaugurar mais um ponto de venda de peças e componentes de maior giro para implementos rodoviários. O novo box Libreparts é o segundo da representante Mapasul e fica em São Luís, MA, na BR-135, uma das principais rodovias que conecta as Regiões Nordeste e Norte ao Sudeste do País. (Endereço: Av. Engenheiro Emiliano Macieira, KM 3,5, Bairro Tibiri, nº 13, São Luís, MA. Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.)

De acordo com Darlan Dório, gestor da Mapasul, o local foi estrategicamente escolhido por possuir um fluxo constante de frotistas e motoristas. “Queríamos estar em uma área de fácil acesso para os transportadores que percorrem essa parte do País. A BR-135 foi uma escolha viável não só por sua proximidade com grandes fabricantes do setor de transporte rodoviário, mas também por estar a apenas 10 quilômetros do Porto do Itaqui, que é um dos principais portos exportadores de grãos do Brasil e destino logístico de parte considerável da produção do corredor Centro-Norte brasileiro”, afirma.  

O novo box chegou a São Luís como uma alternativa para agilizar a troca de peças e componentes de implementos na estrada. Quando essa troca não é feita rapidamente, por falta de pontos de venda próximos, o profissional precisa interromper o trabalho e buscar soluções em outros lugares, o que leva horas ou até dias e acaba inviabilizando a operação e o frete. 

Para Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato, essa expansão reforça o compromisso da fabricante de estar cada vez mais próxima de seus clientes, onde quer que eles estejam no Brasil. “Este é o sexto box Libreparts no País, e cada nova inauguração é uma oportunidade de fortalecer nossa parceria com aqueles que mais confiam em nós, os clientes. Por meio desses pontos de venda, oferecemos peças multimarcas, originais e paralelas reconhecidas pela qualidade e pela confiança que proporcionam a frotistas e motoristas. Sem dúvida, são as melhores opções para manter as frotas em movimento e atender com excelência às demandas do setor de transporte rodoviário de cargas” conclui. 

Além do box em São Luís, a Mapasul conta com um box Libreparts no estado vizinho, Piauí, na cidade de Uruçuí, a 670 quilômetros de distância da unidade recém-inaugurada. Para 2025, está prevista a inauguração do seu terceiro box, no Pará. 

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A Mapasul é representante da Librelato há 15 anos e referência no Nordeste e Norte do Brasil em comercialização de implementos e peças da Librelato. Com sede localizada em Estreito, MA, possui 70 profissionais e abrange 374 cidades, alcançando estados como Tocantins, Pará e Piauí. Sua vasta experiência no setor de transporte rodoviário permitiu que conquistasse uma carteira robusta de clientes, entre eles transportadores de soja, fertilizantes e diesel. Em suas unidades, a Mapasul oferece também as opções de financiamento de implementos rodoviários do Librelato Financial e as soluções avançadas de telemetria para frotas desenvolvidas pela empresa de tecnologia Sigaway.  Na foto, equipe de vendas da Mapasul.

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librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três delas no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de dois mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes têm ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros de linhas especiais.


MM Editorial – Comunicação Corporativa

Luft Logistics reforça compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável

Companhia acaba de receber o certificado 2030 Today, válido até agosto de 2025

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 são as metas adotadas por 193 países na ONU (Organização das Nações Unidas), focando nas dimensões econômica, social e ambiental. Com 47 centros de serviços em todo o Brasil, a Luft Logistics reafirma seu compromisso com os ODS da Agenda 2030. A companhia acaba de ter seus esforços reconhecidos pela certificadora internacional SGS Sustentabilidade, que validou o mapeamento dos temas aplicáveis pela Luft, bem como a definição de indicadores e metas da companhia alinhadas aos ODS. 

Válido até agosto de 2025, o certificado 2030 Today foi recebido pela Luft em reconhecimento aos seguintes ODS: erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; paz, justiça e instituições eficazes. 

“Seguiremos investindo em tecnologias e processos inovadores, reafirmando nosso propósito de aliar eficiência operacional aos princípios sustentáveis do ESG (Meio Ambiente, Social e Governança)", afirma Rodriane Paiva, Head de ESG da Luft Logistics. 

 

Mapeamento das operações - A certificadora apontou como destaques que, no eixo Ambiental, a Luft tem se voltado ao uso de energia limpa e renovável, inventariado e procurado reduzir o índice de emissões com projetos inovadores, que promovem o controle e tratamento da água e efluentes, além de gerenciar devidamente seus resíduos, garantindo a adequada destinação de materiais gerados no processo.  

No eixo Social, segundo a SGS Sustentabilidade, destacam-se ações voltadas à promoção da saúde, bem-estar e capacitação dos colaboradores, diversidade de benefícios, promoção do emprego decente, desenvolvimento profissional e humano, além da variedade de ações envolvendo entidades e a comunidade.  

Já no foco da Governança destacam-se, também de acordo com a certificadora, a busca pela melhoria dos processos, controles e auditorias externas, com forte base nos processos de auditoria e gestão da qualidade.  

Mais informações sobre o certificado 2030 Today podem ser acessadas NESSE LINK.

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luft

Desde sua fundação em Santa Rosa (RS), em 1975, a Luft Logistics implementa soluções logísticas que aumentam a eficiência dos negócios. A visão integrada da Logística enquanto parte do sistema de supply e de aceleração das vendas dos Clientes sempre foi um forte diferencial da Companhia, que investe continuamente em tecnologias que integram os ecossistemas e mercados. A Luft se posiciona atualmente como uma logtech pois a tecnologia, além de fundamental na integração dos negócios, cria uma competitividade superior para os Clientes. Hoje, seus os serviços vão muito além da Logística. Eles também incluem operações de full service, de full commerce e sistemas, que juntos transformam a logística num potencializador de vendas para o Agro, Farma e Varejo.


Agência Comunicado

Suzano incorpora 88 Super Bitrens Manos à sua operação florestal

Implementos vão operar nas plantas de Aracruz (ES) e Jacareí (SP); Produtos reduzem consumo de combustível na operação e maximizam o aproveitamento da caixa de carga

A Manos Implementos, fabricante brasileira dedicada ao segmento florestal, concluiu em agosto a entrega de 88 Super Bitrens à Suzano Papel e Celulose. “O Super Bitrem Florestal é um marco do nosso Ciclo de Atendimento Manos e mostra de maneira clara nossa capacidade de ouvir, adaptar e entregar soluções que realmente fazem a diferença nas operações dos nossos clientes," afirmou Gustavo Cesca, diretor Comercial da Manos Implementos.

Os Super Bitrens foram desenvolvidos em parceria com a Suzano. O resultado é um produto com benefícios como redução no consumo de combustível na operação, gerando menor impacto ambiental, além de outras alterações técnicas, como a disposição otimizada de fueiros e catracas de amarração, e novo design que maximiza o aproveitamento da caixa de carga, ajustada ao corte específico da madeira.

O produto foi lançado no Show Florestal, edição 2022, em Três Lagoas (MS). Os equipamentos vão operar nas plantas da Suzano em Aracruz (ES) e Jacareí (SP). 

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manos

A Manos Implementos é a única implementadora dedicada exclusivamente ao setor florestal no Brasil. Com sede em Videira (SC), a empresa se destaca pela fabricação de implementos florestais otimizados às necessidades específicas de seus clientes. Com o maior portfólio de produtos florestais do País, a Manos é reconhecida pela excelência em soluções estratégicas para o transporte rodoviário de cargas no setor na América Latina.


Argonautas Comunicação

HC Hornburg celebra 51 anos

Comemoração é estendida a todo o mês de agosto

A HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), comemora 51 anos em agosto. “Temos muito o que celebrar e em um dia só não caberia por isso decidimos festejar ao longo do mês de agosto”, celebra Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg.

A empresa foi fundada por Heinz Hornburg e Wally Hornburg, em 1973, e teve entre seus principais executivos Adelino e Adeliria Hornburg, filhos deles. A história da HC Hornburg começou antes, em 1953, quando Heinz fabricava cabinas de madeira para camionetas e rodas d’água.

Isso permitiu a evolução natural para a produção completa de implementos rodoviários em 1973, surgindo assim a HC hornburg. Os primeiros pedidos foram para a produção de Carrocerias de madeira e Bau Carga Seca. Quando a Wally veio trabalhar com o esposo nas carrocerias de madeira viu a possibilidade de produzir esquadrias de madeira e assim incluiu no portifólio as portas e janelas em madeira de lei.  Após alguns anos começaram a se especializar e a incluir novos produtos como Motorhome, contêiners de comunicação, carrocerias especiais para circo, transporte de equinos, isotérmicos.

Em 1989, os proprietários perceberam que havia demanda por carrocerias frigoríficas, porque Santa Catarina é o maior polo produtor do País de carnes congeladas e entrega seus produtos para todo o Brasil.  A conservação da carga para transporte em trajetos de longa distância é fundamental. Com essa oportunidade, a HC Hornburg trocou por completo seu portfolio de produtos passando a fabricar carroceria em fibra de vidro. Na mesma jornada evolutiva, a empresa iniciou a fabricação dos equipamentos de refrigeração.

Tecnologia européia. A decisão de mudar a linha de produtos implicou em buscar conhecimento e tecnologia adequados. A missão coube a Adelino que visitou fabricantes da Alemanha e Itália que atuavam no segmento de carrocerias frigoríficas. Isso permitiu a ele conhecer as mais modernas soluções de logística para a cadeia do frio, fazendo a HC Hornburg ingressar no mercado em patamar moderno.

A partir da absorção dessa tecnologia, a HC Hornburg passou a produzir seus equipamentos com desenvolvimento próprio. Atualmente a empresa oferece a linha de produtos do segmento Leve (Carroceria sobre chassis) como Paleteira (para transporte de cargas paletizadas, Sorveteira (para transporte de produtos supercongelados), Versatile (atende toda gama de veículos leves), Gancheira (para transporte de carnes penduradas), Prateleira (para produtos diversos), Semirreboque (para produtos paletizados e carne pendurada) e o Baú 100% elétrico, com capacidade para três toneladas de carga. Também vende ao mercado o Semirreboque Frigorífico e a linha Alaska de máquinas de refrigeração, desenvolvida com tecnologia própria.

“O legado de Heinz e Adelino e o exemplo sempre presente de Wally nos inspiram em nossa jornada para completarmos mais 51 anos de mercado”, conclui a diretora Geral.

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hc hornburg

A HC Horburg foi criada em 1973, por Heinz Hornburg, na cidade de Jaraguá do Sul (SC) como fabricante de carroceria de madeira, cabines e complementos para camionetes. Vinte anos depois, a empresa passou a se chamar HC Hornburg e evoluiu para se tornar fabricante de furgões de chapa de aço rebitados à mão.

Atualmente, a HC Hornburg é fabricante de carrocerias e semirreboques especializadas em transporte frigorificado. A linha de produtos é formada por Paleteira (para transporte de cargas paletizadas, Sorveteira (para transporte de produtos supercongelados), Versatile (atende toda gama de veículos leves), Gancheira (para transporte de carnes penduradas), Prateleira (para produtos diversos), Semirreboque (para produtos paletizados e carne pendurada) e o Baú 100% elétrico, desenvolvido especialmente para operar com o JAC I 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de 3 toneladas de carga no baú.

A empresa ocupa 13 mil metros quadrados e tem aproximadamente 100 funcionários. Os produtos da HC Hornburg são exportados para os mais diversos mercados da América Latina como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.


Argonautas Comunicação

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