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Na IAA Transportation 2024, ZF reforça sua posição de liderança na indústria de veículos comerciais

 

Liderança global alcançada com sinergias, inovação, abertura tecnológica e flexibilidade ZF consolida-se como pioneira na indústria de veículos comerciais

Como líder em tecnologia na indústria de veículos comerciais, a ZF apresenta inovações e tecnologias revolucionárias na IAA Transportation 2024 em Hanover, Alemanha. O foco está nas soluções mais recentes para eletrificação, automação e segurança de veículos comerciais. Entre os destaques estão a plataforma de mobilidade elétrica, o conceito de reboque elétrico TrailTrax, o software de chassi cubiX, e a versão mais avançada do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX.  Com essas e outras inovações tecnológicas, a ZF reforça seu papel essencial na transformação da indústria de veículos comerciais. A ZF também está recebendo vários novos pedidos de clientes, totalizando bilhões de euros, enfatizando ainda mais sua posição de liderança internacional no setor de veículos comerciais.

O Prof. Dr. Peter Laier (foto abaixo), Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial explica: "A ZF está consolidando cada vez mais sua posição de liderança na indústria de veículos comerciais. Nossos investimentos contínuos no desenvolvimento de produtos, com forte foco em inovação, estão gerando resultados. Com nosso extenso portfólio e as sinergias que aproveitamos dentro e entre nossas várias divisões, estamos estabelecendo novos padrões no setor. O grande interesse de nossos clientes, o alto volume de pedidos recentes e nossas colaborações estratégicas com importantes parceiros são evidências claras desse progresso”.

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A ZF estabelece o ritmo na indústria de veículos comerciais - A ZF garantiu vários novos pedidos de clientes para suas soluções mais recentes nas áreas de tecnologia de chassis, segurança e eletrificação. A empresa prevê que a produção de sistemas de acionamento elétrico para veículos comerciais deve dobrar nos próximos 12 meses. Com pedidos já confirmados no valor de cinco bilhões de euros, a ZF reforça sua sólida posição de mercado – especialmente na Europa, onde se consolida como líder em tecnologias de transmissão eletrificada para veículos comerciais.

A ZF também prevê um maior crescimento dos sistemas de e-drive, especialmente nos mercados da Ásia-Pacífico e América do Norte. Um exemplo é a crescente demanda pela solução de tomada de força elétrica eWorX, cuja procura deve dobrar nos próximos anos. Além disso, a ZF já percebe um interesse inicial dos clientes pelo software de chassi cubiX, recentemente lançado. Uma versão especialmente desenvolvida para veículos comerciais está disponível desde junho deste ano.

Isso se aplica, de maneira semelhante, ao novo assistente de frenagem de emergência OnGuardMAX. No geral, a ZF espera um crescimento de 20% nos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) até 2030.

 

Definindo o curso estratégico – a base do sucesso atual e futuro - Com a mais ampla gama de produtos e soluções do mercado, a ZF se posiciona como a fornecedora de tecnologias para veículos comerciais mais bem-sucedida do mundo. Esse sucesso, presente e futuro, é fruto de decisões estratégicas tomadas nos últimos anos, como as aquisições da TRW e da WABCO. Com essas expansões de portfólio, a ZF está em uma posição única para gerar sinergias entre suas divisões. Essas sinergias combinadas com uma flexibilidade na produção dão à ZF vantagens competitivas decisivas na indústria de veículos comerciais.

 

Inovações na IAA 2024: destaques dos produtos - O Grupo ZF apresenta inúmeros destaques tecnológicos aos visitantes do IAA Transportation 2024, como a nova plataforma modular de mobilidade elétrica. Esta plataforma consiste em diferentes motores elétricos, inversores correspondentes, uma transmissão de três velocidades, bem como seus componentes elétricos associados. Este pacote modular abrangente oferece às montadoras a flexibilidade de configurar o sistema e-drive de acordo com seus requisitos específicos. Desde veículos de entrega de última milha até caminhões de 44 toneladas, o kit atende a uma vasta gama de exigências, permitindo uma adaptação flexível a diferentes categorias de veículos e apoiando a rápida descarbonização da indústria de veículos comerciais.

Outro destaque é o conceito TrailTrax para a eletrificação de semirreboques. Este sistema inovador integra o eixo de acionamento elétrico AxTrax 2 da ZF e um sistema de bateria modular com o EBS do reboque. Juntos, esses componentes ajudam a reduzir o CO2 emissões em até 16%. O sistema transforma um caminhão pesado a diesel em um veículo híbrido, o que não apenas reduz o consumo de combustível, mas também reduz significativamente as emissões de CO2.  Além disso, o sistema pode ser operado como um híbrido plug-in, o que maximiza ainda mais a economia.

A ZF também exibe a nova transmissão híbrida TraXon 2. Esta transmissão permite funções de condução puramente elétricas para veículos comerciais totalmente híbridos e híbridos plug-in. O desenvolvimento desta transmissão demonstra de forma impressionante a transferência de tecnologia bem-sucedida dentro do Grupo ZF. A tecnologia híbrida da ZF foi originalmente desenvolvida para carros de passeio e posteriormente adaptada aos requisitos específicos dos veículos comerciais. Com ele, a ZF oferece uma solução que atende aos requisitos da mobilidade moderna e sustentável.

 

O software de controle de movimento de veículos comerciais cubiX é bem recebido pelos clientes - Outro exemplo do uso bem-sucedido de sinergias dentro do Grupo é a solução de software cubiX para diferentes classificações de veículos. Este software avançado de controle de movimento otimiza o comportamento de condução de veículos comerciais em termos de estabilidade, segurança e desempenho. O cubiX contribui para a padronização e simplificação dos processos de desenvolvimento e permite que as montadoras aproveitem as oportunidades de diferenciação de suas funções de chassi. Depois de ser apresentada em junho deste ano, a ZF já recebeu interesse inicial no cubiX de montadoras de veículos comerciais.

 

Soluções para veículos comerciais visam maior segurança - A ZF também apresenta um novo Assistente de Mudança de faixa para caminhões. Este sistema usa tecnologia de radar e câmera para tornar as mudanças de faixa mais seguras. Ele monitora continuamente a situação do tráfego e apoia ativamente o motorista ao mudar de faixa. Isso é especialmente importante para caminhões com reboques, uma vez que essas manobras apresentam alto risco de acidentes. De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha, o Lane Change Assistant – Assistente de Mudança de Faixa da ZF pode potencialmente evitar até 12% dos acidentes representando uma contribuição significativa para a segurança no nas rodovias.

Outro destaque na IAA 2024 é a nova versão do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX para o mercado europeu. Este sistema detecta e reage de forma independente aos obstáculos no tráfego rodoviário. Ele será usado pela primeira vez em caminhões de produção em série pelas montadoras, em combinação com a nova plataforma de frenagem mBSP XBS. O OnGuardMAX supera, em muitos aspectos, as diretrizes atuais do GSR - General Safety Regulation - Regulamento Geral de Segurança, europeu Ele é capaz de identificar objetos em movimento e estacionários, acionando manobras de frenagem apropriadas. Com isso, a ZF estabelece um novo padrão em segurança ativa para veículos comerciais, contribuindo significativamente para a prevenção de acidentes.

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A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente a montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica, propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste.

Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de 46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países.

O portfólio líder da ZF para o mercado de reposição e soluções de frota baseia-se em suas fortes marcas Lemförder, Sachs, TRW e WABCO. Uma ampla oferta de produtos e serviços, soluções avançadas de conectividade para gestão da mobilidade digital e uma rede global de serviços apoiam e aprimoram o desempenho e a eficiência de todos os tipos de veículos ao longo do seu ciclo de vida. A ZF Aftermarket impulsiona a Próxima Geração do Mercado de Reposição e é o parceiro ideal de frotistas e clientes em todo o mundo.


   MM Editorial

Maxion Wheels lança suas primeiras rodas de alumínio forjado na IAA Transportation 2024

Maxion completa seu portfólio de rodas para veículos comerciais, fortalecendo sua liderança de mercado

A Maxion Wheels, maior fabricante de rodas do mundo, apresentou hoje sua tão esperada linha de rodas para caminhão leve e resistentes à corrosão, feitas de alumínio forjado, na IAA Transportation 2024.

“Nossas novas rodas de alumínio forjado não apenas completam nosso portfólio de rodas de caminhão líder de mercado, mas também solidificam nossa posição como um parceiro forte e confiável para nossos clientes de veículos comerciais”, disse Pieter Klinkers, CEO da Maxion Wheels. “Com nossa vasta expertise em design, engenharia e fabricação de rodas, estamos bem posicionados para oferecer uma linha de produtos abrangente e inovadora que atende às diversas necessidades de caminhões, reboques, ônibus e tanques, bem como dos clientes de montadoras reposição.”

Em 2022, a Maxion Wheels anunciou a expansão de seu  portfólio global de rodas de aço para caminhões para incluir alumínio forjado por meio de uma joint venture com seu parceiro de longa data na Turquia, a Inci Holding. A construção da nova planta de última geração de 20.000 metros quadrados em Manisa, Turquia, está em fase final, com a instalação dos equipamentos de fabricação progredindo conforme o planejado.

“A apresentação deste novo produto representa a materialização do investimento na nossa fábrica em Manisa, fortalecendo ainda mais nossa posição como líder global na produção de rodas”, afirma Marcos de Oliveira, CEO e Presidente da Iochpe Maxion. “Desenvolver rodas de alumínio forjado para veículos comerciais é um passo importante na nossa estratégia de inovação, atendendo à demanda do mercado e oferecendo uma gama ainda mais completa de produtos para os segmentos de caminhões e ônibus, que ajudam a otimizar suas aplicações em veículos que trafegam em áreas urbanas bem como em curta e longa distância”

Com uma capacidade de produção inicial de aproximadamente 350.000 rodas de alumínio forjado anualmente e a possibilidade de dobrar essa quantidade nos anos subsequentes, a produção em série está programada para começar na segunda metade de 2025.

A linha de produtos inicial incluirá os tamanhos de rodas mais procurados em três níveis de acabamento, atendendo aos mais altos padrões de durabilidade e aparência.

Mustafa Zaim, Presidente do Conselho da Maxion Inci e Maxion Jantas, acrescentou: “Estamos entusiasmados em ver nossa joint venture com a Maxion Wheels prosperar ainda mais com a introdução dessas rodas de alumínio forjado. A nova fábrica é um testemunho de nossa visão compartilhada e dedicação à excelência, sublinhando nosso compromisso em oferecer qualidade e desempenho superiores aos nossos clientes. Estamos ansiosos para continuar nossa bem-sucedida parceria com a Maxion Wheels para impulsionar o futuro da indústria de veículos comerciais.”

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A Maxion Wheels, uma divisão da Iochpe-Maxion S.A., é a principal fornecedora mundial de rodas de aço e alumínio. Com nossa expertise em baixo carbono e designs eficientes, entregamos soluções econômicas para questões do mundo real em carros, ônibus, caminhões e reboques.

A Maxion Wheels trabalha com fabricantes globais de veículos em rodas para mobilidade pessoal, transporte, agricultura, defesa e aplicações off-road.

Nossos 10.000 funcionários operam em 31 locais em 14 países em cinco continentes, incluindo centros técnicos de última geração nas Américas, Europa e Ásia. Juntos, produzimos cerca de 50 milhões de rodas por ano.


Congrega Comunicação

Logtech Gestran comemora 25 anos, anuncia rebranding e projeta crescer 40% até final do ano

Integração de inteligência artificial é uma das ações, somada à mudança da logomarca e da identidade visual

A Gestran, plataforma que automatiza a gestão de frotas, completa 25 anos em 2024 e anuncia um processo de rebranding – um conjunto de ações de atualização da marca. O nome, consolidado no mercado, será mantido, mas o símbolo, o logotipo e a tonalidade de cores estão passando por mudanças.

 Elcio Rosa, diretor de Produtos e Tecnologia, e Paulo Raymundi, CEO da GestranA nova identidade visual expressa a convergência entre estabilidade e inovação tecnológica, de acordo com o CEO da Gestran, Paulo Raymundi (na foto, à direita). O rebranding ocorre em um momento de grande expansão da empresa. Para este ano, a logtech projeta um crescimento de até 40%. Atualmente, mais de 70 mil veículos estão sob gestão da plataforma.

Nascida e estabelecida em Curitiba, a Gestran recentemente se instalou em São Paulo, ponto estratégico para a intensificação de seus negócios nacionalmente. Essa decisão deve responder por 20% do crescimento previsto pela empresa para 2024. Entre os grandes clientes da logtech estão corporações como Ambipar, Cooperativa Lar Agroindustrial, Grupo Pra Frente Brasil, Grupo Potencial, Grupo SVD, Rede Sim e mais de 100 operações de revendas da Ambev em todo o país.

A designer gráfica Tatiana Comochena, que liderou a concepção da nova identidade visual, conta que foram necessários pelo menos três meses de estudo sobre o momento do mercado, os clientes e a trajetória da Gestran até aqui. O passo seguinte foi definir como convergir tudo isso com os conceitos de modernidade, inovação e tecnologia.

Ela explica que a mudança na identidade visual incluiu a adição de gradações de verde e azul. O verde claro, já presente, continua a ser utilizado, preservando a história da empresa, enquanto o azul foi introduzido para representar a tecnologia. Além disso, o símbolo foi atualizado para um G estilizado em formato hexagonal, expressando solidez.

Um dos seis lados dessa figura geométrica está deslocado, o que, além de transformá-la na letra G, demonstra a dualidade de uma empresa estruturada, sólida, com credibilidade no mercado, e, ao mesmo tempo, em busca de inovação e conectividade, conforme destaca a profissional. "Foi um grande desafio transmitir essa nova fase, esse novo momento, com uma pegada mais moderna", avalia.

A nova marca faz parte de uma metodologia de comunicação e marketing desenvolvida pelo mentor Carlos Castilho Azevedo Júnior, proprietário intelectual dessa metodologia. Ela consiste em definir estratégias de marketing a partir de dois pilares.

O primeiro é constituído por cinco etapas da jornada do cliente: o momento em que ele descobre a empresa, depois quando considera a solução, na sequência avalia se ela é relevante ou não, passando pela entrada em campo do time de vendas e, após a venda, o relacionamento pós-venda com o cliente. O outro pilar é o que o especialista define como o "sei que nada sei", ou seja, entender que tudo precisa ser continuamente testado e aprimorado.

Em paralelo ao rebranding, outros movimentos da Gestran em governança estão alinhados à premissa de estabilidade e inovação. No início do ano, a empresa trouxe para o time o engenheiro de software Elcio Rosa, que se integrou à sociedade e assumiu a direção de Produtos e Tecnologia.

Implantar um processo chamado "IAlização" – desenvolver e incorporar de maneira sólida e definitiva a inteligência artificial na plataforma – é uma das responsabilidades de Elcio Rosa. Adotar o "Open Fleet", iniciativa de inovação que integra tecnologias e dispositivos para gestão de frotas, é outra missão do profissional.

O foco das soluções da Gestran tem sido alcançar a máxima precisão dos dados de desempenho da frota, "de forma fácil e intuitiva para o cliente", nas palavras do analista de sistemas Oswaldo Estrela Júnior. "Estamos implantando inteligência artificial, desenvolvendo mais aplicativos e mais automações", afirma. Na prática, isso facilita a tomada de decisões, como a escolha do pneu mais apropriado para cada veículo, bem como a identificação do desempenho de cada veículo na frota.

Outra medida, denotando preocupação com a inteligência humana, foi a criação de um setor de Gente e Cultura, para cuidar das políticas de bem-estar dos colaboradores. Do ano passado para cá, a Gestran ampliou sua equipe em 26% e segue contratando, com vagas a serem preenchidas para a expansão da empresa. A concepção é a de que a tecnologia avançada só é possível graças ao talento, expertise e competência dos profissionais, por isso, a valorização do aspecto humano deve ser prioridade.

Assim, o rebranding vai além da mudança da marca, inclui a atualização de processos e da cultura interna, destaca Caroline Raymundi, gerente administrativa financeira da Gestran. "Queremos que, onde quer que a nossa marca seja mencionada, ela seja tratada como uma marca que faz a diferença, e isso passa pela valorização das pessoas", considera a profissional.

A origem da Gestran data de 1999, com o Transdata – Sistema Sistran MS-DOS. Em 2003, veio a primeira versão do sistema Gestran Delphi, do qual deriva o nome assumido pela empresa em 2015. Desde 2022, está em curso um ciclo de investimentos e inovações de novos produtos.

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gestran Engenharia de Comunicacao

Manos apresenta Bitrem Biomassa Descarga Rápida na Lignum Latin America

Empresa vai promover em seu estande o painel de discussões “O panorama do transporte de biomassa na transição energética”

A Manos Implementos, fabricante brasileira dedicada ao segmento florestal com sede em Videira (SC), traz a 5ª edição da Lignum Latin America o Bitrem Biomassa Descarga Rápida. “O Bitrem Biomassa Manos tem um sistema de descarga lateral automatizado, acionado por controle remoto, que realiza o descarregamento completo em até cinco minutos, sem a necessidade de desacoplar o semirreboque dianteiro”, explica Kimio Mori, gerente Comercial da Manos.

O Bitrem Biomassa tem capacidade de volume de 103 m³. “O produto oferece versatilidade para o frete de retorno, baixo nível de manutenção e reposição de peças", completa o executivo. Durante o evento será demonstrado, na área dinâmica da feira, o sistema de descarga rápida do implemento.

No estande da Manos será promovido o painel “O panorama do transporte de biomassa na transição energética”, aberto ao público. A 5ª Lignum Latin America acontece no Expotrade Convention Center, em Pinhais (PR), de 17 a 19 de setembro.

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manos

A Manos Implementos é a única implementadora dedicada exclusivamente ao setor florestal no Brasil. Com sede em Videira (SC), a empresa se destaca pela fabricação de implementos florestais otimizados às necessidades específicas de seus clientes. Com o maior portfólio de produtos florestais do País, a Manos é reconhecida pela excelência em soluções estratégicas para o transporte rodoviário de cargas no setor na América Latina.


Argonautas Comunicação

ANFIR e ApexBrasil levam 18 empresas à IAA Transportation em Hannover

Evento acontece de 17 a 22 de setembro na Alemanha e é o maior do setor de transporte de cargas; Serão 18 empresas do setor fabricante de implementos rodoviários e seus componentes que estarão reunidas no estande brasileiro do programa MoveBrazil

A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vão levar 18 empresas à IAA Transportation, maior feira de transporte de cargas do mundo, que acontece de 17 a 22 de setembro em Hannover (Alemanha). “A missão comercial ao maior evento do setor em todo o mundo consolida a presença do produto brasileiro frente aos maiores operadores logísticos do mercado internacional”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.

A participação brasileira será no estande do MoveBrazil, programa de incentivo as exportações de implementos rodoviários e demais componentes. O convênio foi assinado pela primeira vez entre ANFIR e ApexBrasil em 2016 e foi renovado em julho desse ano.

As empresas participantes são: Busa Industrial e Comercial, Brasfit Indústria e Comércio, ComLink Equipamentos Eletrônicos, Forbal Indústria Automotiva, Globus Electronics, Grimaldi, Guerra Implementos Rodoviários, Hallco Piso Móvel América do Sul, Ibiporã Implementos Rodoviários, Librelato Implementos Rodoviários, PCP Steel, Ramah Group, Randon Implementos e Participações, Sansuy, Sinalsul Indústria de Autopeças, Thermo Star Equipamentos, Thyssenkrupp Brasil e VBC Sistemas Inteligentes.

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movebrazilMOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras destes produtos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.

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movebrazilA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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Desde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

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