

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promove o curso de Gestão de Frotas, que apresenta uma visão geral dos parâmetros e critérios para um bom gerenciamento de frotas de equipamentos móveis e de sua manutenção. As inscrições estão abertas neste link.
O conteúdo programático aborda gestão de equipamentos, gestão de manutenção, pneus, lubrificação, oficinas e custos, trazendo as principais informações referentes ao temas, como por exemplo, o planejamento da estratégia geral de oficinas, projeto e dimensionamento de instalações, e dimensionamento das equipes no caso do assunto referente às oficinas.
O livro “Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis”, de autoria do engenheiro Norwil Veloso, instrutor do curso, é material de referência para os participantes. A obra técnica fornece informações e ferramentas para uma gestão e manutenção eficientes de frotas de equipamentos móveis, oferecendo ideias, conceitos, e indicando sistemas e metodologias e é referência para profissionais da construção e, também, de frotistas em geral, sendo fonte de consulta, informação e orientação para a implantação de planos de manutenção, gestão de custos, modificações e implantações de oficinas, entre outros.
Com carga horária de 16 horas, o curso de Gestão de Frotas também expõe uma visão sobre custo-benefício e sobre gestão, fornecendo subsídios para que os participantes realizem o dimensionamento de instalações e equipes de manutenção.
O portfólio do Instituto Opus contempla ainda os cursos nas áreas de equipamentos de linha amarela, de levantamento de cargas, Rigger, de guindastes, guindauto, grua, ponte rolante e pórticos, de Plataformas Elevatórias (PEMT), de britagem, de desmonte de rocha, de agregados, e de máquinas de concreto e asfalto. Também conta com cursos in company e sob demanda. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.
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Utilização do Be8 BeVant permitirá apoiar a estratégia da Ambipar para cumprir suas metas de descarbonização
A Be8, empresa líder em produção de biodiesel, e a Ambipar, multinacional brasileira líder em soluções ambientais, firmaram parceria para abastecer com o Be8 BeVant, em primeira fase de testes, 10 caminhões, uma embarcação e equipamentos de uma operação de gestão de resíduos da Ambipar. O novo biocombustível desenvolvido pela Engenharia da Be8 é capaz de ser utilizado 100% puro substituindo o diesel para reduzir em mais de 90% as emissões de gases de efeito estufa no uso em veículos em comparação ao diesel S10 atual, no ciclo do tanque a roda.
“Eu tinha a certeza de que a organização da Casa Brasil seria uma ação extraordinária, mas não imaginava que os resultados viriam tão rápido. As discussões realizadas entre a Ambipar e a Be8 impulsionaram nosso desejo de trabalhar juntos para fomentar uma tecnologia brasileira para combater as mudanças climáticas. Nossa cooperação é um sinal para o mundo da ambição brasileira de liderar globalmente a economia verde”, afirma Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar.
“Este biocombustível já é autorizado pela Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP), sendo que seus dados técnicos demostram um ganho ambiental de grande proporção, sem qualquer tipo de alteração nos motores dos veículos atuais, nem mesmo em sua logística de armazenamento”, destaca Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8. “O novo produto é uma alternativa racional e competitiva do ponto de vista técnico, permitindo que as empresas cumpram seus compromissos de redução de emissões e descarbonização a curto prazo. É uma honra estarmos junto com a Ambipar nessa iniciativa inovadora”, destacou Battistella.
No seu processo de avaliação, o produto já foi validado em grandes empresas fornecedoras de peças para o setor automotivo, produtoras de motores diesel e em geradores estacionários, bem como em máquinas agrícolas e de construção. Com produção na sede de Passo Fundo (RS), a empresa tem capacidade instalada para escalar a produção e atender rapidamente os mercados interno e externo.
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Empresa conta com novo espaço fabril 20% maior que o anterior, e busca parcerias para aumentar presença em novas regiões
A 4TRUCK prevê um crescimento de 20% no volume de entregas em 2025. A expectativa segue em linha com o bom momento pelo qual passa o setor de caminhões no Brasil. No ano passado, foram 122.099 unidades vendidas, 17,4% a mais que em 2023, quando foram comercializados 103.994 veículos. Os números refletem uma recuperação sólida do mercado de caminhões no país, impulsionada principalmente por setores como agronegócio, construção civil e indústria geral.
De modo geral, a empresa cresceu 10% em 2024, considerando-se um primeiro trimestre tumultuado por conta da mudança de sede. Para este ano, mesmo diante de um cenário desafiador, a expectativa é crescer 20% em volume de entrega. “O cliente precisa ter confiança no país e no governo, disponibilidade de crédito e taxas de juros competitivas. Não acreditamos que teremos essas três condições de forma ideal em 2025, mesmo assim estamos confiantes”, explica Osmar Oliveira (foto), CEO da 4TRUCK.
Em 2024, as marcas mais implementadas pela empresa foram Mercedes-Benz (44%), Volkswagen (30%), e Iveco (13%). Em relação a portfólio, os produtos mais implementados foram baú carga seca (56%), baú lonado/sider (19%) e carroceria metálica (14%).
Para continuar atendendo o crescimento da demanda, a empresa iniciou 2025 em novo endereço com mais espaço e layout modificado. Mais perto ainda da Via Dutra, o novo imóvel possui bloco exclusivo para a administração e outros 4 blocos destinados à produção, permitindo atuação por células de atividades (componentes, solda, montagem, pintura).
O CEO da empresa destaca ainda estar em busca de novos parceiros montadores em outros estados, assim como de novidades que possam otimizar o processo produtivo, e treinamento para o time. “Precisamos aumentar nossa capacidade e nos mantermos competitivos para enfrentarmos o mercado cada dia mais exigente e desafiador”, afirma Oliveira.
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Empresa vendeu 400 produtos em 2024 ante 250 unidades no exercício anterior; Principal mercado é composto por companhias de exploração de petróleo e gás onshore
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero localizada em Mossoró (RN), registrou crescimento de vendas de 60% em 2024. “Traçamos uma estratégia agressiva de vendas e bastante focada no nosso principal mercado, que é a exploração de petróleo e gás onshore, e o resultado nos surpreendeu”, afirma Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
No ano passado, a Implementos São Paulo comercializou 400 unidades, ante 250 produtos registradas no exercício anterior. A empresa é a principal fornecedora de implementos rodoviários ao mercado de exploração de petróleo e gás em terra firme.
“Estamos juntos aos quatro campos de extração onshore mais produtivos do Brasil e por isso é natural nosso foco de negócios nesse setor”, explica Matusalém. As áreas são Canto do Amaro, com 21% da produção total; Estreito, com 16%; Alto do Rodrigues, com 8%; e Salina Cristal, com 6%.
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Argonautas Comunicação
Ação tem por objetivo beneficiar seus colaboradores e melhorar o ambiente de trabalho; Empresa vai iniciar o projeto oferecendo atendimento psicológico para todos
A RAV Componentes apresentou aos seus colaboradores o projeto “Saúde em movimento”. O objetivo é melhorar o ambiente de trabalho, levando bem estar a todos. A primeira ação será oferecer atendimento psicológico às pessoas que trabalham na empresa.
“Esse é começo de uma jornada de apoio mútuo e desenvolvimento pessoal dentro da RAV Componentes que trará benefícios significativos para todos os nossos colaboradores”, explica Camila Brezolin, diretora Comercial da empresa. O oferecimento de atendimento psicológico foi informado a todos durante o workshop de saúde mental, ministrado pela psicóloga Thais Geisel, do Sesi, no início de janeiro.
O “Saúde em movimento” será progressivo e oferecerá mais opções de acordo com a necessidade dos colaboradores. “Fazemos pesquisas e mantemos uma relação estreita com as pessoas que trabalham na RAV Componentes e a partir desses conhecimentos o programa será orientado”.
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A RAV Componentes foi criada em 2017 em São Marcos (RS) e fabrica correntes, dobradiças. engates fêmea, ganchos, grampos fixadores e pinos entre outras peças. A empresa atende as principais marcas do setor logístico e atua nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios. A RAV Componentes dispõe de engenharia própria e atualizada, desenvolvendo produtos e, a pedido do cliente, soluções customizadas. A empresa atende fabricantes de implementos rodoviários e distribuidoras de autopeças. A RAV Componentes exporta desde 2017 e seus produtos estão presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai. |
Argonautas Comunicação
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