

Nova rota vai totalizar 221 mil km por ano e deve reduzir em 97% a emissão de CO₂, além de otimizar o fluxo do transporte com 85% da quilometragem anual do veículo operando em capacidade plena
LOTS Group, uma empresa do Grupo Scania focada em promover soluções logísticas através da inovação, tecnologia e sustentabilidade, e a SKF, empresa multinacional sueca líder mundial na fabricação de rolamentos, anunciam uma colaboração para promover a logística sustentável, estabelecendo uma das rotas mais longas na Europa para caminhões elétricos.
Espera-se que essa nova rota, operada em parceria com a empresa de transporte e logística Ahréns Åkeri, reduza em 97% as emissões de CO₂. Ao mesmo tempo, o fluxo de transporte é otimizado com 85% da quilometragem anual do veículo operando em capacidade plena.
Segundo o diretor executivo da LOTS Group na Europa, Johan Palmqvist, esta colaboração entre embarcadores, transportadores e parceiros de infraestrutura de recarga elétrica, vai revolucionar a logística europeia. “A parceria entre a LOTS, a Scania e a SKF é baseada em um fluxo logístico circular eficiente que demonstra que a eletrificação é viável mesmo para a logística de longa distância, com operações em larga escala planejadas. Nosso objetivo é que esse projeto se torne uma referência para futuras soluções logísticas na Europa.”
A rota vai totalizar 221.000 km por ano, evitando 298 toneladas de emissões de CO₂. Isso é equivalente às emissões anuais de 210 carros de passeio. Na Europa, 60% de todo o frete rodoviário percorre mais de 300 km por dia, e essa iniciativa demonstra que mesmo as partes mais complexas e extensas do sistema de transporte podem ser eletrificadas.
“Essa colaboração ajuda a garantir um transporte energeticamente eficiente e inteligente em termos climáticos para nossos clientes, apoiando nossa ambição de alcançar um impacto climático zero em toda a cadeia de valor”, concorda Måns Isacsson, gerente de Logística da SKF Suécia.
Viagens - Johan explica que as mercadorias da SKF serão transportadas em um sentido, enquanto as da Scania seguem no sentido oposto, otimizando o uso dos veículos e minimizando viagens sem carga. “Essa configuração, desenvolvida pela LOTS Group, melhora a eficiência do transporte, reduz custos e minimiza o impacto ambiental ao diminuir a quilometragem desnecessária e o consumo de combustível. Ao utilizar o planejamento e a coordenação baseados em dados, a colaboração garante uma cadeia de suprimentos mais sustentável e econômica para ambas as empresas”.
A implementação de caminhões elétricos ocorrerá em etapas, com verificação de fluxo no início de 2025 e operações em escala total planejadas para o final do ano.“Ao garantir a capacidade total em ambas as direções e uma recarga das baterias otimizada, temos benefícios ambientais e eficiência operacional. Contratos de longo prazo e volumes estáveis nos permitem investir em tecnologia verde, tornando essa parceria sustentável e economicamente vantajosa”, explica Hampus Ahrén, gerente de operações da Ahréns Åkeri.
A parceria avaliará e otimizará todos os parâmetros operacionais, incluindo o consumo de energia, os modelos de precificação de eletricidade e a utilização dos veículos, antes de fazer a transição para uma operação completa em dois turnos em 2025.
“Na Scania, estamos entusiasmados em ver como a colaboração entre os principais líderes da indústria abre caminho para o transporte elétrico e para a redefinição do sistema de logística como um todo. A parceria entre a SKF, a LOTS e a Scania demonstra que o transporte de carga com veículos elétricos é possível, não apenas para rotas urbanas mais curtas, mas também para o transporte pesado e de longa distância. Essa colaboração se alinha com o propósito da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável”, reforçou Gustaf Sundell, líder global da Scania Ventures and New Business.
Brasil - Diferentemente da Europa, a rede de carregadores rápidos e de alta potência ainda é limitada no Brasil, principalmente nas rodovias. A expansão dessa infraestrutura é fundamental para viabilizar a operação de caminhões elétricos em longas distâncias.
Todavia, a LOTS iniciou sua transição energética para reduzir o impacto das mudanças climáticas causadas pela alta concentração de dióxido de carbono em 2021, com a substituição de caminhões movidos a diesel por novos modelos Scania movidos a gás natural veicular (GNV). Em 2024, a empresa iniciou uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, focada exclusivamente em caminhões elétricos dirigidos por motoristas mulheres. "Nosso objetivo é identificar oportunidades de descarbonização em rotas logísticas, garantindo tecnologia e infraestrutura por meio de parcerias estratégicas, para que a LOTS Group possa não apenas construir o futuro da logística sustentável, mas também melhorar todo o ecossistema da cadeia de suprimentos com foco principal em zero emissões", afirma Edson Guimarães, CEO da LOTS Group na América Latina.
Edson Guimarães (esq.), CEO da LOTS Group na América Latina e Johan Palmqvist, diretor executivo da LOTS Group na Europa
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Mendes & Lira adquiriu sete produtos e EBS comprou quatro; Empresa é a principal fornecedoras de implementos rodoviários ao setor de exploração de petróleo e gás em terra firme
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero localizada em Mossoró (RN), realizou vendas 11 produtos no último mês de 2024. “Mesmo com as festas de final de ano a demanda seguiu aquecida”, diz Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
A Mendes & Lira, empresa de locação de equipamentos e implementos rodoviários, adquiriu um Carrega Tudo Três Eixos, quatro Meia Cana e dois Tanques Pipa com capacidade de armazenagem de 20 mil litros. O outro cliente foi a EBS, companhia que opera no segmento de perfuração onshore, que comprou quatro Tanques de lama.
A Implementos São Paulo é especializada no atendimento ao mercado de extração de petróleo e gás porque as operações mais produtivas do setor estão localizadas no Rio Grande do Norte. Os quatro principais campos de extração onshore são Canto do Amaro, com 21% da produção total; Estreito, com 16%; Alto do Rodrigues, com 8%; e Salina Cristal, com 6%.
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Argonautas Comunicação
Tipo comum teve valor médio de R$ 6,23, enquanto o S-10 apresentou R$ 6,31 de média em janeiro
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum no País teve em janeiro valor médio de R$ 6,23, registrando alta de 0,48% na comparação com a média do mês imediatamente anterior. Já o tipo S-10 registrou preço médio de R$ 6,31 no primeiro mês de 2025, após alta de 0,64% na mesma comparação.
“Assim como o IPTL tem registrado nos casos da gasolina e do etanol, os preços médios do diesel comum e do S-10 também vêm seguindo tendência de aumento desde o fim de 2024. Regionalmente, os dois tipos do diesel também sofreram aumentos em todas as regiões do Brasil em janeiro na comparação com dezembro”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
As maiores altas regionais registradas para os preços médios de ambos os tipos de diesel em janeiro na comparação com dezembro foram no Nordeste, de 1,58% para o diesel comum e de 1,10% para o S-10. Apesar do Nordeste ter registrado as maiores altas, a região com os preços de diesel comum e S-10 mais altos foi o Norte, onde custaram, em média, R$ 6,82, após alta de 0.89%, e R$ 6,66, após aumento de 0,15%, respectivamente.
A região Sul apresentou os menores preços dos combustíveis no País, negociados a R$ 6,05 (diesel comum) e R$ 6,12 (diesel S-10), mesmo após altas de 0,67% e 0,33%, respectivamente.
No levantamento por estados, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum em janeiro foi registrada no Acre, de R$ 7,64, após um aumento de 0,13% ante dezembro. O Rio Grande do Sul aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel mais em conta em janeiro: a R$ 6,04, após alta de 0,33% ante dezembro.
Já o estado que registrou o maior aumento do preço médio do diesel comum foi Alagoas, onde foi negociado a R$ 6,61, após uma alta de 4,75%, na comparação com o mês de dezembro. Rondônia apresentou o maior recuo, de 3,16%, com o preço médio por lá chegando a R$ 6,74.
Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado em janeiro também foi do Acre: R$ 7,58, mesmo após uma queda de 0,13% ante dezembro. No estado do Paraná foi identificado o menor preço médio de janeiro: R$ 6,11, embora o valor represente uma alta de 0,49% em relação a dezembro.
O maior aumento do diesel S-10 em janeiro, de 2,37%, foi observado na Bahia, onde o combustível passou a ser negociado por R$ 6,48. Já a maior queda para o valor médio do combustível em janeiro foi registrada no Amazonas, onde o diesel S-10 foi comercializado em média por R$ 6,60, após recuo de 0,45% ante o mês de dezembro.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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A nstech, líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, dá início ao ano de 2025 com evolução em sua estrutura de gestão. Com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes e fornecer soluções mais precisas e ágeis, a empresa anuncia uma mudança estratégica: oferecer um ponto focal único para os clientes, dedicado a um atendimento personalizado, próximo e com objetivo no sucesso do cliente.
Essa alteração nos processos tem como missão otimizar toda a jornada do cliente, proporcionando uma compreensão mais profunda das necessidades de cada projeto. O atendimento será mais assertivo, proativo e, sobretudo, adaptado para garantir que cada cliente tenha a melhor experiência possível com as mais de 100 soluções oferecidas pela nstech. Por meio de maior integração, agilidade e promoção da colaboração entre o ecossistema logístico, a nstech suportará os benefícios do “network effect” entre embarcadores, transportadores, motoristas e seguradoras e corretoras.
Com o propósito de transformar o mundo através da logística e se consolidar como a maior plataforma de transporte doméstico da América Latina, a nova estrutura visa não apenas antecipar as demandas do mercado, mas também proporcionar uma experiência única e exclusiva para os mais de 80 mil clientes da empresa. Essa mudança fortalece o compromisso da nstech em ser parceira estratégica e confiável, contribuindo para o sucesso contínuo e a construção de relações duradouras.
“Já atuamos com o propósito de integrar a logística e otimizar processos por meio das nossas tecnologias e soluções. Agora, nosso foco é agregar ainda mais valor ao cliente, permitindo que ele combine nossas soluções de forma flexível e adaptável, conforme as diferentes fases de crescimento e desenvolvimento de seu negócio”, explica Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech.
Com esse movimento, a nstech reafirma seu compromisso de antecipar necessidades e apoiar seus clientes em todas as etapas da jornada logística, garantindo a excelência em cada ponto de contato. A empresa, com sua inovação constante, se mantém na vanguarda da transformação digital, buscando sempre evoluir e fortalecer as parcerias que sustentam seu sucesso.
Novos papéis executivos da nstech: Liderança pronta para atuar com foco do cliente e inovação logística - A nstech, com sua transformação contínua e compromisso com a experiência do cliente, anuncia também novas nomeações em sua liderança, com o objetivo de fortalecer a estratégia de atendimento e sucesso do cliente em 2025.
Essas novas nomeações refletem o compromisso da nstech em reforçar a excelência no atendimento ao cliente, oferecendo uma gestão ainda mais especializada e integrada para cada segmento de sua operação. Com a expertise e a visão estratégica de cada um desses líderes, a nstech está cada vez mais preparada para atender às demandas de um mercado em constante evolução.
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Construtora é uma das maiores do Rio Grande do Norte e tem operações em outros estados da região Nordeste; Equipamentos são utilizados para controle de emissão de poeira e terraplenagem
A Implementos São Paulo vendeu 13 tanques-pipa para a construtora CLC. A empresa, localizada em Mossoró (RN), é conhecida por ser a principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero mas seus equipamentos também tem aplicações em outros sítios de trabalho. “O tanque-pipa é ideal para canteiros de obra de qualquer espécie”, explica Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
Os equipamentos serão utilizados para controle de emissão de poeira, umectação de vias e pátios e terraplenagem. A CLC, também sediada em Mossoró, é uma das maiores construtoras do Rio Grande do Norte, e completa 25 anos em agosto. A maior parte dos projetos executados pela CLC está no segmento rodoviário e infraestrutura.
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Argonautas Comunicação
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