

Logtools reúne em um único sistema soluções para automatizar e simplificar operações logísticas, com destaque para a adaptação à DUIMP
A Logcomex, empresa líder em soluções de tecnologia para planejar, monitorar e automatizar operações no comércio global, acaba de lançar o Logtools, uma plataforma inédita que centraliza o acesso às APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) comercializadas pela empresa. Com a agilidade proporcionada pelo Logtools, os clientes podem ter acesso — em um único local — a ferramentas que podem economizar até 3.500 horas por mês em 1.000 processos, reduzindo os custos operacionais em até R$ 175 mil mensais.
Projetadas para evoluir constantemente, de maneira a atender as demandas de um mercado cada vez mais digital e dinâmico, as soluções disponíveis no Logtools atendem empresas importadoras e exportadoras, operadores logísticos, despachantes aduaneiros, empresas de transporte e armazenagem, profissionais de comércio exterior e logística, além de consultores e analistas de mercado que buscam eficiência, segurança e inovação em suas operações.
Segundo Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, a plataforma foi idealizada para ser a ponte entre a tecnologia da empresa e o sucesso de seus parceiros. “O Logtools foi criado para atuar como um hub digital de integração da Logcomex, desenvolvido para simplificar o acesso às nossas APIs. Ele oferece uma interface intuitiva, documentação completa e um processo ágil para explorar e contratar nossas soluções”, conta ele.
Além disso, Hofstatter explica que este lançamento ocorre em um momento crucial para o comércio exterior brasileiro, que passa por uma transição importante: a implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP), um dos pilares do Novo Processo de Importação. A mudança, que entrou em vigor para o modal marítimo em 2024 e será estendida aos modais aéreo e rodoviário neste ano, visa reduzir a burocracia, integrar os agentes privados e públicos e consolidar informações em um único documento digital.
“Nosso objetivo com esse lançamento é simplificar ao máximo o dia a dia do comércio exterior. Por isso, nós desenvolvemos — e disponibilizamos por meio do Logtools — uma API específica para o Novo Processo de Importação, capaz de eliminar várias etapas manuais e gargalos operacionais e trazer mais eficiência para as equipes”, explica Hofstatter.
Diferente de outras soluções do mercado, a API para a DUIMP centraliza todas as informações necessárias em uma única requisição, eliminando a necessidade de navegar por múltiplos sistemas. A implementação é ágil: basta realizar o cadastro para obter a API Key e iniciar o uso em poucos minutos. Além das funcionalidades já disponíveis no momento do lançamento, o Logtools também deve apresentar recursos adicionais no futuro, como a geração de relatórios em formatos como PDF, XML e JSON, e o armazenamento de documentos em um banco de dados dedicado e exclusivo.
Essas melhorias visam ampliar a eficiência, facilitar a organização das DUIMPs consultadas, e garantir maior segurança, protegendo os dados contra mudanças de políticas ou bloqueios. Por isso, a solução foi pensada para se integrar de forma simples e eficiente com outras soluções centralizadas no Logtools, como a LogOS, primeira plataforma 100% baseada em Inteligência Artificial (IA) da Logcomex.
Para garantir o melhor aproveitamento da ferramenta, a Logcomex oferece suporte técnico especializado desde a implementação até o uso contínuo e o LogAcademy — uma plataforma de conteúdos ricos sobre comércio exterior, com foco nos temas mais relevantes do setor.
O Logtools está disponível NESSE LINK.
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A partir de A partir de janeiro de 2025, só serão aceitos meios digitais para pagamento de vale-pedágio; e a Sem Parar Empresas já está pronta para atender o mercado e em conformidade com a nova regulamentação.
A partir de 1º de janeiro de 2025, entra em vigor a nova Resolução 6.024/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que determinou o término da comercialização de cartões e outros meios físicos para pagamento de vale-pedágio.
Conforme define a regulamentação, embarcadores e transportadores deverão migrar o vale-pedágio físico para tags eletrônicas homologadas. Para o Chief Marketing Officer (CMO) da Sem Parar Empresas, Bruno Portnoi, as novas regras devem promover ao ecossistema maior economia, segurança, agilidade no pagamento de pedágios e na gestão dos recursos disponibilizados.
“O processo de digitalização oferece benefícios pois torna a gestão da operação e dos recursos mais ágil e eficiente, uma vez que o valor do vale-pedágio é debitado automaticamente dos recursos disponíveis na tag”, destaca o executivo.
Além de um melhor controle dos gastos e a dispensa de cartões físicos, há mais vantagens. Com o pagamento eletrônico do pedágio, gera-se uma economia direta de combustível, uma vez que caminhões equipados com a tag passam pelas praças de pedágio sem filas.
Outra vantagem é com relação ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), um benefício que oferece 5% de desconto aos motoristas que realizam a passagem dos pedágios utilizando a tag eletrônica. Este benefício é implantado em torno de 85 praças de pedágio no País, incluindo pedágios eletrônicos.
Principais mudanças - Instituído pela Lei 10.209/01, o Vale-Pedágio Obrigatório garante que o custo do pedágio não seja incluído no valor do frete, e proporciona maior equilíbrio financeiro entre transportadoras e embarcadores.
Para cumprir as novas regras, transportadoras e embarcadoras deverão adotar plataformas eletrônicas homologadas pelo órgão federal para o pagamento do Vale-Pedágio. Essa mudança exige ajustes no planejamento logístico das viagens e nas operações, como a atualização dos sistemas internos para integrar as novas plataformas. Trata-se de um processo simples e natural, que quando implementado tende a ser mais eficiente e produtivo.
“Essa é uma transformação significativa para o setor, trazendo desafios tecnológicos para caminhoneiros e empresas de transporte. A Sem Parar Empresas, sempre à frente em soluções de mobilidade, destaca-se por sua ampla capilaridade e pela confiança do mercado, sendo a solução mais aceita no Brasil”, destaca Bruno Portnoi. “O pagamento de pedágios via tag Sem Parar já é um meio homologado, oferecendo agilidade e conveniência imediata a todo o mercado.”
Além disso, a tag eletrônica da Sem Parar Empresas elimina a necessidade de parar em pedágios, reduzindo o tempo e otimizando a viagem. Com ela, os caminhoneiros têm mais segurança, evitando o manuseio de dinheiro em estradas, enquanto as empresas ganham controle e praticidade na gestão dos recursos destinados ao pedágio, promovendo economia e eficiência no transporte rodoviário como um todo.
Riscos de não seguir a nova regulamentação - Caso embarcadores não adequem seus meios de pagamento do vale-pedágio até a data limite, de 31 de dezembro de 2024, suas operações podem sofrer consequências, como aplicação de multas pela ANTT, maior dificuldade na gestão e rastreamento dos pagamentos, além do risco de inviabilizar operações por não cumprimento da legislação vigente.
Enquanto para o caminhoneiro, caso ele não possua um meio de recebimento do vale-pedágio homologado, o embarcador pode optar por não contratar seus serviços, perdendo a oportunidade e tendo sua operação paralisada.
Essa inadequação pode comprometer a credibilidade junto a parceiros e clientes, diminuir a eficiência do ecossistema, aumentar custos operacionais e dificultar a competitividade no mercado. A migração para os meios eletrônicos no tempo estipulado pela legislação é essencial para garantir conformidade legal por parte da empresa e transportador, além de manter o transporte rodoviário de cargas mais eficiente, hábil e digital.
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Comemorando 50 anos e melhor do que nunca, a chapa antidesgaste Hardox® agora é produzida com zero emissões
O ano de 1974 viu um avanço na produção de aço quando a siderúrgica SSAB lançou o primeiro aço antidesgaste com características estruturais do mundo. Uma combinação exclusiva de dureza e tenacidade ajudou a resolver o problema de fragilidade dos aços convencionais de alta resistência à abrasão, que eram quase impossíveis de dobrar e não suportavam impactos fortes durante o uso.
Em 1983, a fábrica da SSAB em Oxelösund, na Suécia, criou uma chapa antidesgaste realmente resistente que recebeu a marca Hardox® – um nome que descreve perfeitamente sua resistência. Hoje, ela ainda é orgulhosamente produzida na Suécia, nos EUA e na Finlândia.
Uma longa história de um aço resistente e tenaz - Tudo começou com o Hardox® 400, lançado em 1974. Foi a primeira chapa antidesgaste de fácil utilização, com propriedades mecânicas que permitiam que fosse cortada, dobrada, soldada e usinada na fabricação, sem apresentar nenhum problema.
Depois veio o Hardox® 450, que posicionou ainda mais o Hardox® como o aço resistente ao desgaste preferido de clientes exigentes em todo o mundo. Depois desse revolucionário aço, veio uma grande variedade de graus para atender a quase todos os desafios imagináveis em diferentes segmentos: O Hardox® 500 Tuf, o Hardox® HiAce e o Hardox® HiTemp. Quando o Hardox® 500 Tuf foi lançado, ele foi rapidamente adotado como a nova referência em chapas antidesgaste. Com sua dureza e tenacidade excepcionais, ele oferece desempenho incomparável, mesmo em condições abaixo de zero, e pode ser usado em praticamente qualquer aplicação. A linha completa de produtos também inclui o extra-resistente Hardox® HiTuf e, para peças e revestimentos antidesgaste que precisam de dureza excepcional, os clientes podem escolher entre os graus Hardox® 500, Hardox® 550, Hardox® 600 e Hardox® Extreme.
Pioneiro no futuro dos aços – Hardox® 450 feito em SSAB Zero™ - Nossa história de progresso já tem 50 anos e continuamos firmes em nosso compromisso de desenvolver um aço que atenda aos desafios do mundo moderno. É por isso que, com muito orgulho, apresentamos na linha Hardox® o nosso primeiro aço produzido com zero emissões este ano: O Hardox® 450 feito em SSAB Zero™.
Esta nova versão da chapa antidesgaste Hardox® possui todas as qualidades que fizeram do Hardox® 450 a referência global em chapa de desgaste premium, e muito mais. A melhor escolha em sustentabilidade, o SSAB Zero™ é produzido usando aços reciclados em um processo alimentado por eletricidade e biogás, sem empregar combustíveis fósseis, resultando em praticamente nenhuma emissão de carbono durante o seu processo de fabricação*. Esse aço pode reduzir ainda mais a carga ambiental da produção siderúrgica. Com essa inovadora chapa antidesgaste, você pode levar suas metas de sustentabilidade para a níveis inéditos!
* As emissões de carbono de fontes de combustíveis fósseis na produção do SSAB Zero™ da SSAB são inferiores a 0,05 kg de CO2e/kg de aço no Escopo 1 e Escopo 2 do protocolo GHG.
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Tradicional grupo de logística brasileiro reforça seu plano de expansão ao integrar um forte player, que é referência em logística de insumos químicos e produtos ligados a cadeia de suprimento do agronegócio
O Grupo Mirassol, referência nacional em logística integrada, com 85 anos de mercado, anuncia a aquisição da Golden Cargo, consolidando sua presença no setor de soluções logísticas para químicos e insumos para a agricultura. Com essa aquisição estratégica, o Grupo projeta um crescimento significativo, estimando uma expansão de dois dígitos já no primeiro ano, impulsionado pela robusta atuação dessa empresa em setores fundamentais para a economia brasileira.
A Golden Cargo, que há mais de 30 anos é referência em logística para produtos químicos, defensivos agrícolas (químicos e biológicos) e sementes, soma-se ao portfólio do Grupo Mirassol, que prevê o seu fortalecimento como um dos principais operadores logísticos do Brasil, e assim melhorando sua capacidade de atendimento às indústrias essenciais. Este movimento faz parte do ambicioso Plano Estratégico 2024-2028 do Grupo, que tem como meta, não apenas o crescimento orgânico, mas também de participação em mercados-chave, como os de insumos químicos e agrícolas, e entrega de resultados sólidos para seus acionistas e parceiros.
"Estamos extremamente confiantes de que essa aquisição nos coloca em um novo patamar de crescimento e competitividade. A Golden Cargo é um player de destaque no mercado e traz, além de expertise, um aporte tecnológico que vai nos permitir ampliar nossa atuação em setores estratégicos", afirma Paulo Mendes, Diretor do Grupo Mirassol. "Nosso objetivo é manter um crescimento de dois dígitos e estamos certos de que a Golden Cargo será uma peça-chave nesse processo", complementa.
Segundo estimativas internas, a aquisição deve impactar não apenas o faturamento anual, mas também a capacidade operacional do Grupo, que já possui uma estrutura consolidada através da Expresso Mirassol e da M3 Logística, ILC- Integrator Logistic Company e Alulo – Locações de equipamentos de Transportes e para movimentações Logísticas. Com a integração da Golden Cargo, a expectativa é que o Grupo Mirassol amplie sua participação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com potencial para alcançar novos mercados. A Golden Cargo, por sua vez, contribui com uma sólida base de clientes e infraestrutura tecnológica de ponta, que garante maior eficiência e agilidade na logística de produtos químicos e agrícolas.
"Estamos integrando uma empresa que já implementou avanços tecnológicos significativos, como o Projeto Suíte Logística, que otimiza desde o agendamento de entregas até o acompanhamento em tempo real de operações logísticas. Isso nos coloca em uma posição privilegiada para competir em um mercado cada vez mais exigente", ressalta Paulo Mendes.
Força do mercado de insumos químicos e agrícolas
A aquisição da Golden Cargo acontece em um momento estratégico para o mercado de insumos químicos e agrícolas no Brasil, que apresentou um crescimento de 15,1% em 2023, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária. A indústria química brasileira também se destaca como uma das seis maiores do mundo, o que reforça o potencial de expansão do Grupo Mirassol nesse segmento altamente dinâmico.
"A economia do agronegócio tem sido um motor importante para o crescimento do Brasil, e estamos preparados para capitalizar sobre essa tendência. Com a incorporação da Golden Cargo, esperamos aumentar nossa presença em setores vitais da economia nacional, expandindo tanto em volume quanto em valor agregado", acrescenta Paulo Mendes.
A aquisição ocorre num momento especial da Golden Cargo, fechando um ciclo de reposicionamento da empresa num mercado altamente competitivo e abrindo um leque de oportunidades geradas pela soma de estruturas e competências dos dois grupos empresariais.
“Esse é um projeto de longo prazo, mas com oportunidades imediatas de negócios e sinergias, estou bastante otimista e motivado em participar ativamente e contribuir nesse novo momento da empresa. Meu foco inicial será assegurar que os clientes da Golden tenham seu atendimento fortalecido com a chegada do Grupo Mirassol.”, assegura Oswaldo D. Castro Jr., Sócio Proprietário da Golden Cargo.
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Há mais de 85 anos no mercado, o Grupo Mirassol é referência em gestão logística integrada. Composto por cinco empresas – Expresso Mirassol, M3 Logística, Alulo, ILCe CDRS, oferece soluções completas e interligadas para toda a cadeia logística, como transporte (inbound e outbound), armazenagem, logística in house, locação de equipamentos de Transportes bem como equipamentos para operações logísticas. Fundado por José Salgueiro, o Grupo possui sede em Guarulhos (SP), e outras unidades localizadas em diferentes estados brasileiros. Entre os principais clientes, temos: John Deere, Volkswagen, Petrobras, Vale, Ball, DOW, P&G e DPSP. |
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Há 30 anos no mercado brasileiro, a Golden Cargo é um importante operador logístico junto ao exigente mercado de insumos químicos e agrícolas. A Golden Cargo oferece soluções logísticas integradas, fundamentadas nas melhores práticas de Qualidade e Segurança, com forte presença nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. |
A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, avança em sua jornada de sustentabilidade e adquire 17 novos caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano, fabricados pela Scania. O investimento, de aproximadamente R$ 17 milhões, reforça o compromisso da empresa de buscar soluções sustentáveis e de baixo carbono, que visam minimizar os impactos de suas operações e gerar efeito positivo na comunidade.
Entre os modelos adquiridos estão 7 caminhões G410 e 10 unidades do recém-lançado G460, conhecido no mercado por sua eficiência energética e capacidade de rodar longas distâncias. Com essa compra, a Bravo eleva sua frota de caminhões movidos a gás para 23 veículos.
“Os caminhões GNV e biometano representam um marco no setor de transporte por aliarem alto desempenho a uma menor emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2). A estratégia está alinhada com nossa jornada de descarbonização, que busca reduzir impactos ambientais enquanto oferece soluções logísticas modernas e eficientes”, comenta Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo.
Além de contribuírem para o combate às mudanças climáticas, os veículos apresentam vantagens operacionais significativas. "Os caminhões G460 possuem maior autonomia em relação aos modelos anteriores, o que os tornam ideais para transferências de média distância, além de oferecerem modernidade, conforto e alta aceitação entre os motoristas", finaliza Atanael de Oliveira Soares, gerente corporativo de Frotas da Bravo.
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A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão. |
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