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Indústria de implementos rodoviários registra primeiro semestre positivo

Volume de emplacamentos de janeiro a junho foi de 75.351 unidades o que representa crescimento de 3,26%; Segmento Leve chega ao equilíbrio com desempenho próximo ao mesmo período de 2023

A indústria de implementos rodoviários registrou desempenho positivo no primeiro semestre de 2024. De janeiro a junho foram emplacados 75.351 produtos o que representa 3,26% de crescimento. Em igual período do ano passado o setor comercializou 72.971 unidades.

“O resultado indica que a indústria está superando as dificuldades porque passamos e ao mesmo tempo consegue atender a demanda por produtos de nossos principais clientes”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

Em uma visão anualizada do desempenho também há crescimento. De julho de 2022 até junho 2023 foram emplacados 152.655 produtos, sendo 85.006 da Linha Pesada e 67.649 da Linha Leve. De julho de 2023 até junho 2024 foram vendidos 153.429 sendo 92.889 Reboques e Semirreboques e 60.540 Carroceria sobre chassi. Isso representa crescimento de 0,5% entre os dois períodos.

O Banco Central divulgou na última semana de junho sua análise do impacto das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul no PIB e entendeu que não foram suficientes para abalar o desempenho econômico. Por isso subiu a previsão do PIB desse ano para crescimento de 2,3%.

 

Leves em equilíbrio. O segmento de Leves (Carroceria sobre chassi) apresentou desempenho equilibrado. De janeiro a junho de 2024 o volume de produtos comercializados foi de 30.687 produtos ante 30.874 unidades em igual período do ano passado. Isso representa variação negativa de 0,61%. “O resultado pode indicar que a economia nos centros urbanos está crescendo e um dos reflexos é o aumento na demanda por Carroceria sobre chassi”, avalia Spricigo.

No segmento Pesado o desempenho no primeiro trimestre foi positivo. As vendas de janeiro a junho de 2024 foram de 44.664 produtos enquanto em igual período do ano passado o total registrado chegou a 42.097 unidades.

Reboques e Semirreboques
Família JAN/JUN 2023 JAN/JUN 2024 %
Basculante 11.773 9.457 -19,67
Porta conteiner 1.234 2.195 77,88
Grneleiro/Carga seca 8.974 10.417 16,08
Canavieiro 1.354 1.681 24,15
Baú carga geral 2.633 4.066 54,42
Carrega tudo 1.312 1.135 -13,49
Dolly 5.694 4.896 -14,01
Especial 926 1.010 9,07
Transporte de toras 1.468 1.291 -12,06
Baú frigorífico 839 1.027 22,41
Baú Lonado 2.513 2.784 10,78
Silo 327 235 -28,13
Tanque carbono 2.754 4.148 50,62
Tanque inox  296 322 8,78
Tanque alumínio 0 0 0,00
TOTAL 42.097 44.664 6,10
Fonte: ANFIR

 

Carrocerias sobre chassis
Família JAN/JUN 2023 JAN/JUN 2024 %
Grneleiro/Carga seca 6.555 7.262 10,79
Baú aluminio / Frigorífico 12.161 12.722 4,61
Baú lonado 194 150 -22,68
Basculante 4.518 3.650 -19,21
Betoneira 545 821 50,64
Tanque 2.383 2.257 -5,29
Outras / Diversas 4.518 3.825 -15,34
TOTAL 30.874 30.687 -0,61
Fonte: ANFIR

 

Total Geral do Mercado Interno
Implementos JAN/JUN 2023 JAN/JUN 2024 %
TOTAL 72.971 75.351 3,26
Fonte: ANFIR

 

Mercado Externo
Exportações (até maio/2024)
TOTAL 2.275 1.185 -47,91
Fonte: ANFIR

 

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 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Novo vice-presidente sênior de P&D da AL-KO Vehicle Technology

Dr. Klaus Wilhelm liderará (novamente) as atividades globais de pesquisa e desenvolvimento do AL-KO Vehicle Technology Group, bem como as atividades de gerenciamento de produtos a partir de 1º de julho de 2024. 

Para Klaus Wilhelm, a nova função também é um retorno ao seu antigo empregador e, portanto, a muitos tópicos familiares e, não menos importante, colegas: Com doutorado em engenharia mecânica, ele foi um dos principais impulsionadores de vários desenvolvimentos de novos produtos bem-sucedidos no segmento de tecnologia de veículos como vice-presidente sênior de desenvolvimento aqui entre 2006 e 2016. Seus sucessos duradouros incluem a introdução do sistema de suporte de nivelamento hidráulico HY4 e do sistema de manobra MAMMUT.

Com doutorado em engenharia mecânica, ele estava desenvolvendo e implantando estratégias de negócios para diferentes áreas de produtos em hidráulica móvel na Bosch Rexroth AG. Nos últimos anos, ele assumiu a responsabilidade global pela receita e resultados com foco em vendas e P&D para bombas de engrenagens externas. Seu antecessor na AL-KO Vehicle Technology, Dr. Georg Rixecker, deixou a empresa para perseguir novos objetivos profissionais.

Harald Hiller, presidente e CEO da AL-KO Vehicle Technology, comentou: "Meus colegas e eu estamos muito satisfeitos por ter o Dr. Wilhelm de volta à nossa empresa. Eu sei que ele é um inovador entusiasmado e motivador. Eu particularmente aprecio sua assertividade corajosa e seu alto nível de especialização." Ele continua: "Nossas boas ideias e sua rápida implementação são fatores competitivos decisivos para nós. Junto com sua equipe, Klaus Wilhelm se concentrará ainda mais nisso. Sua vasta experiência será de grande benefício nos próximos processos de transformação da indústria de veículos, por exemplo, quando se trata de impulsionar a eletrificação, digitalização, novas habilidades de software ou gerenciamento de inovação internacional."

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AL KO LogoO AL-KO Vehicle Technology Group é um grupo de tecnologia global em rápido crescimento e uma unidade de negócios da DexKo Global. Com chassis e componentes de suspensão de alta qualidade para reboques, veículos de lazer e comerciais, e veículos de construção e agrícolas, o grupo representa o melhor em funcionalidade e conforto, bem como inovações para garantir maior segurança na condução. Fundado em 1931, o grupo tem hoje cerca de 3.500 funcionários em mais de 40 locais em todo o mundo.

 

RAV Componentes é a nova denominação da RAV Correntes

Empresa faz reposicionamento da marca em face da variedade de produtos que fornece e a ampliação dos seus segmentos de mercado

A RAV Componentes é a nova denominação da RAV Correntes. A empresa, com sede em São Marcos (RS), seguirá como fabricante de autopeças e correntes para os setores de transporte rodoviário de cargas e de agronegócios, mas agora sob novo nome. “O reposicionamento é necessário para tornar mais amplo o escopo de atuação da companhia”, explica Camila Brezolin, sócia-diretora.

Em 2017, quando a empresa foi criada, seus primeiros produtos foram correntes. Com o passar dos anos, a RAV buscou novas oportunidades no mercado e passou a fabricar dobradiças, engates fêmea, ganchos, grampos fixadores, pinos entre outros produtos.

A RAV Componentes troca sua denominação para se adequar a realidade de seu portfolio de produtos e de atuação de segmentos de mercado. Dessa forma a empresa segue como fornecedora de peças e componentes para os setores de transporte de carga rodoviário e agronegócios.

A agilidade de produção e entrega, aliada a qualidade e a capacidade de inovação continuarão em crescente evolução. “Somos uma empresa em constante movimento e esse reposicionamento, além dos projetos de implantação da filosofia Lean e demais melhorias em nossos processos, são a prova disso”, conclui a executiva.

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RAV CorrentesA RAV Componentes foi criada em 2017 em São Marcos (RS) e fabrica corrente e componentes para fixação e travamento, utilizados nos implementos rodoviários e agrícolas. A empresa atende as principais marcas do setor logístico e atua nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e de agronegócios. A RAV Componentes dispõe de engenharia própria e atualizada, desenvolvendo produtos e, a pedido do cliente, soluções customizadas. A empresa exporta desde 2017 e seus produtos estão presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.


Argonautas Comunicação

Librelato reforça frota sustentável da AMAGGI com Rodotrens Basculantes

Novos implementos foram entregues recentemente e complementarão a frota de caminhões movidos 100% a biodiesel (B100) da gigante do agronegócio 

A Librelato, fabricante de implementos rodoviários, entregou recentemente novos conjuntos de Rodotrens Basculantes Premium Seis Eixos para a AMAGGI, uma das principais empresas de agronegócio do Brasil. Os implementos irão equipar caminhões movidos 100% a biodiesel (B100), combustível sustentável produzido pela própria AMAGGI. A iniciativa reforça a estratégia de descarbonização da gigante do agronegócio, que tem planos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035. 

A pedido da AMAGGI, os rodotrens foram pintados com o mesmo tom de verde, que remete à sustentabilidade e meio ambiente, dos cavalos mecânicos. Com revestimento em aço de ultrarresistência, sistema de enlonamento mecanizado, engate esférico e suspensão mecânica avançada, esses implementos tornarão as operações da empresa mais eficientes e seguras. Isso resultará em menor consumo de combustível e menos desgastes, fatores que contribuem para a redução da pegada de carbono. Além disso, o uso do biodiesel produzido pela própria AMAGGI promoverá um ciclo sustentável de produção e consumo. 

“A AMAGGI é uma empresa alinhada aos nossos valores de inovação e sustentabilidade. Por isso mesmo, estamos extremamente orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa sustentável”, diz José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. 

Cliente da implementadora desde 2021, a AMAGGI possui mais de 500 implementos da marca em sua frota. A escolha pela Librelato se deve à qualidade e à confiabilidade dos produtos da fabricante, projetados para operações que prezam por eficiência e durabilidade. 

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librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três delas no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de dois mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes têm ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros de linhas especiais.

 


MM Editorial – Comunicação Corporativa

Preço médio do frete por quilômetro rodado registra leve alta em maio ante abril, mas mantém tendência de estabilidade, aponta Edenred Repom

A alta foi de 0,5% ante abril; previsão para os próximos meses é de estabilidade diante, principalmente, do cenário de preço dos combustíveis e de setores da economia.

A mais recente análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) revelou que o preço médio do frete por quilômetro rodado ficou mais caro em maio, fechando o mês com a média de R$ 6,20, um acréscimo de quase 0,5% quando comparado a abril. Esse é o primeiro aumento registrado desde janeiro deste ano, quando o preço do frete apresentou alta de 2%, ante dezembro de 2023. 

O preço médio do frete por quilômetro rodado obteve um aumento sutil em maio, ante abril, que não foi maior devido ao cenário de estabilidade no valor médio do litro do diesel. De acordo com dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o preço médio do litro do diesel comum fechou maio a R$ 5,99 e o S-10 a R$ 6,09, ambos estáveis em relação a abril. 

Segundo a Edenred Repom, a queda na produção de grãos e das exportações de soja foram compensadas pelas demandas do setor industrial e de construção civil, principalmente ligadas ao cimento. “Estamos prestes a fechar o primeiro semestre do ano e a previsão para os próximos meses é de estabilidade no valor do frete, não apenas pelo comportamento de preço dos combustíveis, mas também devido ao desempenho de alguns setores da economia. Outro fator que pode influenciar nessa trajetória são sobre os reflexos das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul que ainda resultam em problemas logísticos para o escoamento de cargas”, comenta Vinicios Fernandes (foto), diretor da Edenred Repom. 

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


RPMA Comunicação

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