

Empresa lança produtos, conquista certificação, implanta Programa Lean, estréia na Fenatran e pode expandir vendas nos mercados nacional e internacional já em 2025
O ano de 2024 foi para a RAV Componentes um período de consolidação estratégica. “Realizamos múltiplas ações, desde ajuste em nossa forma de produzir com a introdução do programa Lean até ampliar contatos com clientes no Brasil e exterior durante a Fenatran”, resume Camila Brezolin, diretora Comercial da empresa, que completa: “em 2025 devemos colher o que plantamos”.
A empresa tem sede em São Marcos (RS) e fabrica peças para as principais marcas do setor logístico com atuação nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios. Esse ano a RAV Componentes adotou novo posicionamento de marca, deixando de ser RAV Correntes, e conquistou a certificação ISO9001/2015.
No início de 2024 a empresa implantou o Programa de Desenvolvimento Lean RAV, que já trouxe um ganho de 18% de produtividade nos processos envolvidos na fabricação das dobradiças, uma das principais linhas de produtos da empresa. Este ganho deve refletir nas demais famílias de produtos, onde as metodologias desenvolvidas serão aplicadas durante o próximo ano. E ainda lançou novas linhas de produtos como Arco de Lona, Corote, Bocas e Dobradiças de pressão. A RAV Componentes estuda apresentar mais novidades em 2025. “Nossa engenharia tem capacidade para desenvolver novas linhas que atendam a demanda dos clientes, como temos feito desde nossa fundação em 2017”, afirma a executiva.
Em novembro, a empresa estreou na Fenatran e como saldo fez contatos qualificados com clientes, prospects e contatos novos. Na Rodada Internacional de Negócios realizou reuniões com 28 importadores de 11 países o que poderá mais que dobrar a presença da RAV Componentes no mercado internacional.
O faturamento em 2024 foi de aproximadamente R$ 9 milhões, o mesmo valor apurado em 2023. “Tivemos um ano de vendas equilibradas o que, considerando todos os fatores de mercado e macroeconômicos, é um ganho importante”, diz Camila. Para 2025, em face das ações comerciais empreendidas o resultado poderá ser superior. “Mas ainda é muito cedo para estimar qualquer percentual”, conclui a diretora.
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A RAV Componentes foi criada em 2017 em São Marcos (RS) e fabrica correntes, dobradiças. engates fêmea, ganchos, grampos fixadores e pinos entre outras peças. A empresa atende as principais marcas do setor logístico e atua nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios. A RAV Componentes dispõe de engenharia própria e atualizada, desenvolvendo produtos e, a pedido do cliente, soluções customizadas. A empresa atende fabricantes de implementos rodoviários e distribuidoras de autopeças. A RAV Componentes exporta desde 2017 e seus produtos estão presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai. |
Argonautas Comunicação
Se você não faz parte da Geração Z ou da Geração Alpha, pode não saber o que é um sistema operacional MS-DOS. Esse sistema foi o precursor da evolução tecnológica que vivenciamos hoje. Foi com base no MS-DOS que a Gestran, hoje uma das principais plataformas de gestão de frotas no Brasil, desenvolveu seu primeiro software, o Transdata, em 1999.
Passados 25 anos desde a fundação da empresa, o Transdata – Sistema Sistran MS-DOS da Gestran – permanece na memória afetiva e faz parte da história de sucesso da logtech. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, recursos que a plataforma incorporou às suas soluções, a Gestran continua a se alinhar com a revolução tecnológica e com as novas demandas do mercado de transporte e logística.
A plataforma chega a um crescimento de 40%, em 2024. Os produtos e soluções da Gestran gerenciam atualmente 70 mil veículos em todo o país, abrangendo mais de 750 organizações de diversos setores econômicos, incluindo grandes redes do varejo, da indústria, do agronegócio e do setor de transporte propriamente dito.
“Chegamos aos 25 anos implementando um processo que chamamos de IAlização – ou seja, desenvolver e integrar de maneira definitiva e sólida a IA [inteligência artificial] na plataforma”, afirma o CEO da Gestran, Paulo Raymundi.
Para comemorar o aniversário de 25 anos, a Gestran concluiu um rebranding, atualizando a marca e a cultura da empresa. A identidade visual foi modificada e conceitos como o “Open Fleet” foram introduzidos, prática de inovação que integra tecnologias e dispositivos para a gestão de frotas. Nessa integração, incluem-se as soluções Pneu Fit (monitoramento em tempo real das condições dos pneus) e aplicativo de combustível (para gestão de abastecimento).
Paralelamente ao rebranding, a Gestran trabalha no desenvolvimento de sete novos produtos que representam um avanço em relação às soluções existentes (ver box ao final desta matéria). “Com o Open Fleet e os novos produtos, o gestor contará com recursos tecnológicos que proporcionam uma administração e operação mais eficientes da frota, resultando em redução de despesas, economia de recursos e otimização da frota”, destaca o CEO.
Raymundi ressalta que, além das inovações tecnológicas, a Gestran acompanhou a evolução do mercado de transporte e logística no Brasil e, em especial, do setor de gestão de frota. No final da década de 1990, biocombustíveis e a eletrificação da frota eram apenas objetos de experimentação e pesquisa, e a automatização dos veículos estava em seus estágios iniciais.
“Os investimentos nesse mercado cresceram exponencialmente. Só entre 2022 e 2026, o montante previsto para investimento é de R$ 124 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e da Indústria de Base [Adib]. Transporte e logística são essenciais para o crescimento econômico, e otimizar e tornar eficiente as operações desse setor é igualmente essencial”, avalia o CEO da Gestran.
SAIBA MAIS
Conheça os principais marcos na trajetória de 25 anos da Gestran:
Os produtos que estão sendo lançados pela plataforma:
PneuFit: equipamento coletor de dados que permite a leitura da condição do pneu, sulcos e calibração, identificando a vida útil e possíveis falhas, aplicando ações com as informações integradas do coletor para a frota.
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O aumento do fluxo de veículos eleva o risco de acidentes, especialmente quando há caminhões envolvidos devido à gravidade das consequências
O Natal já passou, mas o tráfego nas rodovias do país deve atingir seu pico durante o feriado de Réveillon. As estimativas para o período indicam que mais de 2 milhões de veículos devem circular apenas pelas rodovias Via Dutra e Rio-Santos até o início de janeiro.
Além disso, a movimentação nas estradas permanecerá intensa durante toda a temporada de férias, que este ano se prolongará até 5 de março devido ao Carnaval, marcado para ocorrer entre os dias 1º e 4 de março. Esse período estendido de alto fluxo eleva o risco de acidentes, especialmente com caminhões, cujas consequências costumam ser ainda mais graves.
Conforme um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um acidente com caminhões ocorre, em média, a cada 30 minutos nas rodovias federais. Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas 8.993 colisões, indicando uma tendência de aumento nos acidentes. Em 2023, o total ultrapassou 13.600 ocorrências, resultando em 534 mortes, equivalendo a uma vítima fatal a cada 16 horas.
Embora nem sempre seja possível prevenir acidentes, certas atitudes dos motoristas diminuem muito os riscos. Segundo com Luiz Fernandes, especialista em logística e diretor operacional do Grupo GCF Transportes, a regra principal é manter a atenção constante ao volante, evitando o uso de celular ou GPS enquanto dirige, pois um instante de distração pode ser fatal.
“Para aqueles que planejam pegar a estrada, o planejamento antecipado das rotas também é essencial, assim como administrar a fadiga, manter o veículo em perfeitas condições e estar preparado para imprevistos”, explica.
Ao ultrapassar caminhões ou carretas, automóveis menores devem verificar se não há outros veículos atrás, garantir espaço suficiente para a manobra e sinalizar corretamente com as setas. Luiz Fernandes recomenda ainda observar as rodas dos caminhões para evitar invasões de faixa e não competir com esses veículos em descidas.
Outro cuidado importante de acordo com o diretor de logística é com relação aos pontos cegos dos caminhões, que são áreas ao redor do veículo onde o caminhoneiro não consegue enxergar, mesmo com espelhos retrovisores. Esses locais geralmente estão na frente, atrás e nas laterais do caminhão, especialmente perto das portas. Devido ao seu tamanho, os caminhões têm pontos cegos maiores que os carros, aumentando o risco de acidentes. Motoristas de veículos menores devem evitar essas áreas para assegurar que sejam visíveis para os caminhoneiros.
Maior cuida do menor - Já os motoristas de caminhão devem seguir a regra “maior cuida do menor”. Isso significa que devem ter atenção redobrada ao dividir a estrada com carros, motos, bicicletas e pedestres, adotando comportamentos preventivos para evitar acidentes. Essa ideia promove um trânsito mais seguro e colaborativo, reconhecendo que, em caso de colisão, os veículos menores tendem a sofrer danos mais graves.
Para Luiz Novinski, gerente operacional da GCF, respeitar os limites de velocidade em trechos movimentados e utilizar os faróis baixos durante o dia como indica a lei é fundamental. Ele também destaca a importância de evitar frenagens bruscas, devido ao peso dos caminhões.
“Em situações de trânsito lento ou parado, mantenha uma distância de dois a três carros do veículo à frente e sempre monitore os retrovisores, mantendo o motor ligado e os cintos afivelados. Utilize o pisca-alerta para indicar que o trânsito está parado”, acrescenta o gerente.
Cuidados com transporte de cargas - A GCF Transportes implementa diversas estratégias para enfrentar os desafios desse período, incluindo rastreamento por satélite, seguros especializados, inspeções detalhadas e treinamento contínuo dos motoristas. Para lidar com veículos menores que desrespeitam os limites de segurança, a empresa enfatiza a importância de manter uma comunicação clara e antecipar possíveis cenários, a fim de evitar comportamentos arriscados. Como destaca Luiz Fernandes: “cada carga representa não apenas um valor econômico, mas também a confiança que os clientes depositam em nosso serviço.”
Em relação à manutenção dos caminhões, a transportadora dá atenção especial a pontos críticos, como sistemas de freios, condições dos pneus e integridade elétrica e mecânica. “Uma inspeção minuciosa antes de cada viagem pode prevenir até 80% dos problemas mecânicos durante o trajeto”, afirma Luiz Novinsk.
“Todos esses cuidados fazem parte da direção defensiva, que deve ser exercida por todos os motoristas, independentemente do veículo, das condições externas ou ações de outros condutores”, resume o diretor da GCF Transportes.
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Triângulo Comunicação
Iniciativa destaca o consórcio como alternativa estratégica para aquisição de implementos rodoviários. Promoção reforça compromisso da implementadora com clientes através do Consórcio Librelato
A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, realizou no dia 5 de dezembro a entrega dos implementos rodoviários da campanha “Engate Sua Sorte”, promovida pelo Consórcio Librelato, administrado pela Ademicon.
Ao longo de 2024 a campanha “Engate Sua Sorte” vai distribuir um total de quatro implementos rodoviários, sendo o primeiro uma carga seca sorteada em julho e agora na Fenatran 2024 a Graneleira Série 55 e o Semirreboque Basculante Evolut 03 Eixos. Ainda em dezembro será sorteado um Semirreboque Furgão Lonado para fechar a campanha.
A ação teve seu ponto alto durante a Fenatran, pois além dos dois implementos rodoviários sorteados, os principais nomes do setor de transporte rodoviário de cargas se reuniram, consolidando a campanha como uma iniciativa estratégica para engajar clientes e ampliar a visibilidade do consórcio.
Durante a entrega, realizada na sede da Librelato, os ganhadores compartilharam suas experiências, destacando o impacto positivo da campanha em suas vidas e negócios. “Sou cliente do Consórcio Librelato há cinco anos, da marca Librelato há mais de 10 anos e fiz o investimento no consórcio levando em consideração a idoneidade da empresa e a qualidade dos seus implementos rodoviários, que é indiscutível. Já temos mais de 20 equipamentos da Librelato em nossa frota e pretendo ampliá-la com a Graneleira Série 55”, afirmou Antônio Alberto, da Tobema Transportadora, um dos contemplados.
Outro ganhador, Leandro Della Giustina, da Agro DG Comercial, ressaltou a importância da campanha. “Somos clientes do Consórcio Librelato há três anos, investindo para ter a oportunidade de ampliar de forma rápida a frota da empresa com uma marca confiável no mercado, além da Librelato estar ao lado da nossa empresa. Vamos utilizar o Semirreboque Basculante Evolut 03 Eixos, um presente muito bom nesse fim de ano, juntamente com os outros três implementos rodoviários que já temos da Librelato”, declarou.
Para Roberto Lopes Júnior, CEO da Librelato, a entrega dos prêmios representa mais do que o encerramento de uma campanha de sucesso, “é uma demonstração de proximidade e valorização dos clientes, além de fortalecer a percepção da marca como inovadora e comprometida com o crescimento do setor de transporte rodoviário”, explica o executivo.
Com a conclusão dessa ação, a Librelato reafirma seu compromisso em continuar oferecendo soluções que vão além do produto, promovendo o desenvolvimento de seus clientes e fortalecendo sua posição no mercado. A entrega dos prêmios é uma celebração desse compromisso e uma demonstração concreta de como a empresa busca impactar positivamente o setor e a vida de seus clientes.
“A campanha se encerra com a certeza de que o Consórcio Librelato é mais do que uma opção de aquisição; é uma ferramenta estratégica que facilita os nossos clientes a planejarem a troca ou ampliação das suas frotas e contribui para a construção de histórias de sucesso no transporte rodoviário brasileiro”, finaliza Roberto Lopes Júnior.
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Espaço é destinado a formação e aperfeiçoamento dos colaboradores; Ação faz parte do programa Educa HC
A HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), abriu seu centro de treinamento para formação e aperfeiçoamento de seus colaboradores. “A formação contínua é fundamental para melhorarmos as pessoas que trabalham na empresa tornando-as profissionais melhores”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg
O investimento foi de R$ 120 mil aplicado na adequação do espaço, tornando o local adequado para a formação de pessoal. A grade de cursos e palestras compreende desde treinamento operacional até o estratégico, incluindo diversas etapas das áreas de produção, operação e manutenção.
A iniciativa de formação de pessoal é o programa Educa HC que incentiva a educação continuada para todos os níveis da empresa. “Concentrar toda a jornada de aprendizado no Centro de Treinamento vai permitir aprofundar todo o conhecimento acumulado desde o tempo de nosso fundador, Heinz Hornburg, que nos servem de inspiração até hoje”, diz a executiva.
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Argonautas Comunicação
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